Guia de resposta do vendedor

Respostas eficazes para as solicitações de compra
A qualidade e o preço do seu produto não são a única coisa em que você deve prestar atenção. A maneira como você responde à solicitação de um comprador tem um papel importante na realização de uma venda bem-sucedida. Aqui está o nosso guia sobre como escrever uma resposta eficaz!

O que é um lead de compra no B2Brazil?
Os leads de compra são contatos de compradores que solicitam informações e cotações do seu produto ou setor. Você pode receber leads de compra de três maneiras: (1) um comprador envia um lead direto para a sua empresa, (2) o lead de compra é distribuído para todos os vendedores da subcategoria do setor e (3) você envia uma oferta de venda e os compradores respondem a essa oferta.

Você pode responder os compradores usando seu e-mail, whatsapp, telefone ou acessando a área de mensagens da Central de negociações da sua conta. Para respondê-los e ver suas informações de contato, você precisa ter um crédito de lead. O principal objetivo da sua resposta a um lead do comprador é atender à solicitação da compra. Seu primeiro contato é muito importante!

Ótimas respostas levam a vendas bem-sucedidas.
Se o comprador entrou em contato, ele tem interesse no seu produto. Mas, provavelmente, ele também entrou em contato com outros vendedores do setor para comparar preços e estudar todas as opções do mercado. Portanto, lembre-se sempre de oferecer informações que o levem a te considerar durante as negociações.

Um lead de compra te oferece uma oportunidade de negócio valiosa e promissora. Uma resposta que não atenda à solicitação do comprador pode fazê-lo perder essa oportunidade. É por isso que você deve respondê-los de forma específica, com cuidado e respeito.

Dicas de respostas
As respostas gerais que não atendem à pergunta do comprador não são suficientes. Você deve ter em mente os seguintes pontos:
1. Atente-se às necessidades de cada comprador. É muito importante que você forneça ao cliente todas as informações que eles precisam. 
2. Responda o mais rápido possível. Quanto mais cedo você responder, mais profissional e melhor a impressão os clientes terão de você. E isso também te ajudará a abrir uma vantagem perante seus concorrentes que demorarem para retornar o cliente. 
3. Saiba o que você está enviando. Se o cliente explicou em detalhes o que deseja, sua resposta deve garantir a satisfação de todos os pedidos. Mas não exagere na mensagem - muita informação deixará seu cliente confuso e talvez irritado.

Respostas a suas ofertas de venda!
1. Abertura: Em primeiro lugar, abra a resposta que veio através de sua oferta. Inicie o contato mencionando as perguntas feitas pelo comprador para que ele saiba do que se trata.
2. Corpo: em segundo lugar, crie um corpo útil que forneça todas as informações necessárias. Vá direto aos pontos principais sem se estender muito.  "De acordo com sua pergunta, ___." “Para responder sua pergunta, ___.
3. Fechamento: Por fim, encerre sua resposta à consulta de maneira aberta. Sugira uma chamada ou reunião virtual. Deixe-os cientes que você está aberto a qualquer nova solicitação. Mostre que você está sempre pronto a  atendê-los e disponível para maiores discussões que vierem a surgir durante a negociação. Não se esqueça de incluir seus dados de contato em todas as mensagens trocadas.

Sugira uma chamada por telefone, vídeo conferência ou reunião, se necessário. Deixe-os saber que você estará disponível por qualquer meio de comunicação.

Se o comprador responder, é só dar continuidade a negociação.


Mas, e se o comprador não responder?
O comprador normalmente entrará em contato com vários vendedores e, mesmo que sua resposta seja rápida e direta, eles podem não responder. Você deve acompanhar se o comprador recebeu sua mensagem enviando uma outra breve mensagem, ou entrando em contato direto por telefone, principalmente whatsapp que os compradores internacionais usam bastante. Sugira uma chamada ou reunião virtual e informe todos os meios de contato onde ele pode te encontrar.

Se o comprador decidir não comprar de você ou não responder, o lead do compra ainda terá valor. Crie um banco de dados com os emails de compradores e envie mensagens periódicas sobre promoções, atualizações e novidades de produtos e de sua empresa. Manter o comprador engajado, pode gerar uma venda no futuro.


 Aproveite as oportunidades geradas, trabalhe seus contatos e pense a médio-longo prazo. Nossa equipe de customer success está disponível para te ajudar!

 

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: