Exportação: Duas formas para começar

/ Por marketing

Thumbnail

Trabalhar com exportação vai muito além de somente aumentar as vendas e alcançar um novo espaço de promoção para a sua marca.

A exportação proporciona o aumento da sua capacidade produtiva e o fortalecimento da sua empresa, além do aperfeiçoamento da marca e do seu produto frente às outras, ganhando competitividade.

Sabendo desses e muitos outros benefícios que exportar pode oferecer a sua empresa, apresentamos aqui dois tipos de exportação:


Exportação Direta
Nesta modalidade, a própria empresa fabricante realiza a negociação e o envio da mercadoria para o exterior. Fica responsável por todos os processos, desde a negociação até a entrega da mercadoria no mercado externo.

Sendo assim, a empresa deve ter conhecimentos sobre táticas de negociação, sobre o seu mercado alvo, as modalidades de pagamento possíveis, os modais de transporte disponíveis, além de documentações e certificados necessários.

Para a exportação direta, a empresa deve estar cadastrada no Siscomex, sistema criado pela Secretaria de Comércio Exterior, órgão do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.

Dica: Para quantidades pequenas de produtos, pode-se utilizar algumas empresas de entregas como os Correios, que possui um programa de auxílio à exportação, o “Exporta Fácil”.


Exportação Indireta
Nesta modalidade, a empresa fabricante encontra uma terceira, estabelecida no Brasil, para efetuar o processo de exportação.

Logo, quem fica encarregado de negociar, desenvolver pesquisas sobre o país de destino e mandar a mercadoria, é essa terceira, que pode ser uma Trade Company ou uma Comercial Exportadora, por exemplo.

Basicamente: uma empresa brasileira (empresa A) vende produtos a outra empresa brasileira (empresa B), com finalidade específica de exportação e esta última tem o compromisso de exportar as mercadorias no prazo previsto na legislação.

Esta é uma opção para empresas sem muita experiência com negociação internacional, sem a habilitação no Radar/ Siscomex e/ou que desconhecem as práticas que influenciam no processo de exportação.


Vale realçar que qualquer empresa pode exportar. A opção pela exportação direta ou indireta deve considerar os custos e a estrutura estabelecida na empresa.

A B2Brazil pode ajudar sua empresa a entender o funcionamento do comércio internacional e oferece suporte tanto para habilitação para exportações diretas ou indireta.

Somos a maior plataforma B2B da América Latina e trabalhamos constantemente para ajudar as micro, pequenas e médias empresas brasileiras em todas as etapas do Comércio Exterior.

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar