Mercado de Exportação para Cosméticos Brasileiros: Oportunidades e Tendências

O segmento de cosméticos é um dos grandes pilares da economia global, visto a grande variedade de produtos, as inovações que surgem a todo o momento e a quantidade de consumidores que cresce a cada dia. Quando se trata da produção nacional, os cosméticos brasileiros são reconhecidos internacionalmente por sua vasta diversidade e alta qualidade das nossas marcas que vem conquistando uma grande base de clientes pelo mundo.

Durante o ano de 2022, as exportações da indústria brasileira de produtos de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) alcançaram o valor de US1,52 bilhão, exportando para mais de 150 países, segundo levantamento da ABIHPEC, sendo os principais destinos a Argentina, com 18,7% de participação, México, com 11,1%, Colômbia, 10,7%, Chile, 10,1%, Paraguai, 6,6%, Estados Unidos, Portugal, Emirados Árabes e Holanda.

Muitas dúvidas podem surgir em relação aos requisitos básicos para as exportações destes produtos, mas vale ressaltar que cada destino segue uma norma e é preciso fazer um estudo sobre a legislação antes de iniciar as exportações, garantindo que a empresa siga todos os requisitos.

Quem deseja exportar para os Estados Unidos, por exemplo, deve obter a certificação FDA, clique aqui para entender mais sobre essa certificação, como obtê-la e garantir o sucesso dos seus embarques.

Além de exigências de licenças e certificados, muitos países também exigem que a rotulagem siga um padrão, cumprindo regras de tamanho da letra, idioma, ingredientes e instruções de uso. Também é muito importante olhar sobre o registro de marca, o sanitário e o regulamento de consumidor, pois apesar de que muitos países já tentam criar um consenso a respeito das regras é fundamental averiguar cada situação específica.

Pequenas e médias marcas brasileiras começam a vislumbrar maior participação em mercados estrangeiros: “Muitos negócios têm migrado para Portugal, que é uma boa porta de entrada para a Europa, e países árabes também. Além disso, América Latina atrai as marcas pela proximidade geográfica”, afirmou o superintendente da Beauty Fair.

Comportamento do consumidor e principais diferenciais

Ao buscar por cosméticos, o consumidor preza principalmente pelas informações e benefícios oferecidos aliados a um preço justo. Então, cabe aos produtores deixar clara a composição desses produtos, como foram produzidos e testados, visto que tudo isso influencia de forma direta na decisão de compra do público. Atualmente o mercado para produtos veganos e cruelty free, por exemplo, estão cada vez mais aquecidos e com grande demanda.

O gestor do Setor de Cosméticos da Apex-Brasil, Marco Aurélio Lobo, reforçou que o cosmético brasileiro precisa de identidade, ter “a cara do Brasil”, sem esquecer das adaptações aos mercados aonde quer chegar.

Marketing digital e Redes Sociais

A indústria cosmética tem se beneficiado do crescente uso das redes sociais, dando destaque para Youtube e Instagram. Essas ferramentas não somente influenciam os grupos de consumidores, como também geram demanda por produtos, principalmente através dos influenciadores digitais.

Aproveitar esse cenário para expor sua marca, conquistar autoridade, atrair e fidelizar clientes pode ser a chave para o seu negócio. O marketing digital é uma ferramenta que pode aumentar o alcance da sua mensagem e ainda pode personalizar e estreitar o relacionamento com o consumidor.

As rodadas de negócios e feiras internacionais têm um papel muito importante na promoção comercial, no entanto, no momento de pandemia que estamos vivendo e com a crescente necessidade da transformação digital das empresas, as plataformas online se tornam a melhor alternativa de fomentar oportunidades internacionais.

B2Brazil e as exportações de cosméticos

É claro que nós da B2Brazil reconhecemos a importância dos cosméticos para a economia brasileira e estimulamos as empresas nacionais a realizarem suas exportações através de nossa ferramenta essencial para a internacionalização de empresas.

Em nossa plataforma você irá encontrar mais detalhes sobre o plano setorial Exporta Mais, que foi criado para que as pequenas e médias empresas se destaquem no mercado global de itens que tem a cara do Brasil, como os cosméticos.

É importante ressaltar que as exportações de cosméticos, apesar de bem lucrativas, podem ser um pouco complexas, principalmente quando o destino é o maior consumidor estrangeiro, os Estados Unidos. Os EUA possuem uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos chamada Food and Drug Administration, mais conhecida pela sigla FDA. Essa agência atua como a Anvisa, controlando a produção, a entrada e a saída de bens e mercadorias que possam causar algum mal estar à população, evitando problemas e disseminação de doenças. Sendo assim, o órgão atua no controle e na inspeção de alimentos, bebidas, cosméticos, medicamentos e produtos hospitalares. Mas fique tranquilo, que o B2B Trade Center irá te auxiliar em cada passo desse processo, te ajudando na obtenção da certificação FDA, na regularização do rótulo e da embalagem para que a sua exportação seja um sucesso! Entre em contato!

 

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: