Dia do Comércio Exterior

Atuar na área de Comércio Exterior requer agilidade e cuidado para que o processo da exportação ou importação não tenha falhas. Esse especialista é fundamental no processo de expansão de uma empresa e na internacionalização do produto ou serviço.

No dia 28 de janeiro de 1808, Dom João VI assinou a abertura dos portos brasileiros a todas as nações amigas de Portugal. A partir de então, outras nações puderam comprar nossos produtos e a sociedade brasileira começou a importar mercadorias.

Por esse motivo, no dia 28 de janeiro comemoramos o Dia do Comércio Exterior.

Listamos algumas das principais áreas:

  • Agenciamento de carga
  • Despachante Aduaneiro
  • Compras Internacionais
  • Marketing Internacional 
  • Cotação de Fretes
  • Logística


AGENCIAMENTO DE CARGA
Essa atuação é uma peça-chave no processo logístico, pois o profissional tem a função de descomplicar o traslado da mercadoria, trazendo eficiência e pontualidade na importação ou exportação da compra efetuada. O agenciador de cargas é responsável por reduzir custos e tempo, optando pelos vários tipos de modais. Um exímio intermediador que tem em suas mãos o poder de solucionar imprevistos e lidar com o fluxo da mercadoria de ponta a ponta.

DESPACHANTE ADUANEIRO
O despachante aduaneiro cuida diretamente do processo de exportação e importação. Atento às normas tributárias, seu propósito está em efetuar a classificação e liberação de mercadorias nos portos e aeroportos, debitar os impostos incidentes em cada operação de transporte, realizar a cotação de transportes internos e internacionais.

O profissional também atua na representação formal aos órgãos como Receita Federal, Ministério da Agricultura e Anvisa e pode participar da organização da entrega da mercadoria e verificação de tarifas na logística requisitada.

COMPRAS INTERNACIONAIS
O profissional dessa área lida com negociações entre empresas estrangeiras. Seu dia a dia está ligado à prospecção de fornecedores internacionais para insumos e/ou produtos. Por conta disso, sua missão é manter um bom relacionamento com essas empresas e detectar potenciais parceiros a fim de levar a empresa onde atua para um próximo patamar.

MARKETING INTERNACIONAL
Bem como a importância das atividades mencionadas é fundamental uma análise sobre o planejamento dos índices de importação e exportação, análise de mercados, adaptação da imagem do produto/ serviço para a cultura local e o entendimento das melhores estratégias de prospecção. Dessa forma, esse “pedaço” do comércio exterior vem sendo bastante requisitado, para que a empresa tenha melhores chances de bons resultados sobre o produto comercializado fora do país.

COTAÇÃO DE FRETES
A área de frete internacional é uma das mais promissoras quanto à atuação em Comércio Exterior. O processo de digitalização do gerenciamento de mercadorias demanda dessa área a capacidade analítica de dados e percepção de quais processos podem ser automatizados para reduzir custos e menos tempo gasto. Quem atua com cotação de fretes (internacional ou marítimo) vai executar o envio ou o recebimento do produto, visando harmonia entre lucro, segurança e rapidez.

LOGÍSTICA
Empresas que estão dando início ao seu processo de importação/exportação dependem de especialistas que apresentem as melhores decisões sobre o fluxo de sua mercadoria até o destino final. Assim, a internacionalização de serviços aumenta a demanda pelo profissional de logística, que por sua vez, requer capacidade analítica para trazer otimização de processos.


O profissional de Comércio Exterior conecta o mundo através de seu trabalho, sendo muito importante para a economia mundial.

A B2Brazil tem como propósito impulsionar o comércio internacional, conectando empresas dos mais diversos nichos de todo o mundo. Já são mais de 170 mil empresas buscando novas parcerias, importar e exportar.

Quer facilitar o comércio exterior para sua empresa? Acesse nossa plataforma e conheça nossas soluções para sua empresa!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: