Sustentabilidade e o Mercado Internacional

post

O Comércio Exterior é fundamental para fortalecer a marca, diversificar mercados e uma série de oportunidades que estimulam a economia de um país. 

A sustentabilidade, por sua vez, reforça a importância do uso de recursos com responsabilidade, para evitar esgotamento ou escassez.

A sustentabilidade tem como pilares 3 componentes: meio ambiente, impacto social e economia. Assim, entende-se que para uma sociedade ou sistema ser sustentável deve-se incentivar a conservação do meio ambiente, o bem-estar social e o ganho econômico, de maneira que não coloque em risco os 2 primeiros componentes. 

Mas é possível equilibrar crescimento econômico com preservação do meio ambiente? 

TENDÊNCIA MUNDIAL

  • A gigante Apple, no mês de julho de 2020, se comprometeu em reduzir as emissões de carbono em 75% em 10 anos. 
  • A Ford projeta investir cerca de 11 bilhões de dólares até 2022 em carros elétricos. 
  • A L´Oreal trabalha para criação de novas embalagens com um perfil ambiental aprimorado e projeta o término de testes em animais por métodos alternativos, como a engenharia de tecidos.


Esses números são de empresas multinacionais. Você deve estar duvidando se pequenas e médias empresas também conseguem apresentar casos semelhantes sem retardar o próprio crescimento. E a resposta é sim! 

PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA APLICAR EM 2021
A primeira etapa a ser pensada é observar se há uma alternativa mais econômica e racional de produção. Investigue em que medida seus fornecedores estão alinhados às práticas sustentáveis. Também aplique um consumo racional de recursos básicos, como energia elétrica e água e para esse ponto, considere: 

  • Programar manutenções regulares dos equipamentos elétricos
  • Reuso da água do banho para lavar os próprios banheiros
  • Alterar as cores das paredes caso sejam escuras
  • Aumentar o uso de luz natural
  • Captar água da chuva e utilizá-la em atividades como limpeza de maquinário, irrigação de plantas ou lavagem de pátios
  • Tratamento da água usada nos processos industriais, para ser reutilizada no mesmo ciclo de produção


Vale lembrar que a Política Nacional dos Resíduos Sólidos no Brasil busca promover uma logística reversa de resíduos. Com o descarte ecológico, as peças são separadas e usadas futuramente em projetos de reaproveitamento ou como matéria-prima. Ou seja, após armazenar corretamente os resíduos basta solicitar às empresas devidamente homologadas para realizar a reciclagem dos materiais.

VANTAGENS 
É fácil de perceber que o avanço do mercado internacional irá priorizar a produção sustentável de insumos e o uso consciente dos recursos naturais, por isso, além de ações de preservação dos biomas ambientais, precisamos adequar as nossas empresas a um modo sustentável de produção. 

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) determina como as organizações devem realizar a gestão de meio ambiente e os indicadores que precisam ser melhorados. 

O SGA é regulamentado pela ISO 14001, que por sua vez visa unir práticas econômicas com um desenvolvimento ambiental saudável. Engana-se quem pensa que um SGA só é aplicável em grandes organizações, pelo contrário, qualquer empresa pode implantar o seu sistema de Gestão Ambiental e obter uma certificação. As vantagens de obter um certificado de boas práticas ambientais, não é apenas simbólico. Confira outros benefícios: 

  • Redução de gastos desnecessários
  • Cumprimento da legislação ambiental
  • Competitividade internacional
  • Possibilidade de obter melhores financiamentos


Mais do que acompanhar uma tendência de mercado, é entender o impacto social que a empresa tem ao país e ao planeta.

As lideranças dos países levam cada vez mais em conta a sustentabilidade antes dos acordos de livre comércio. Um exemplo recente foi quando o presidente francês, Emmanuel Macron, solicitou que o acordo com o Mercosul fosse “enterrado” pela preocupação com o desmatamento crescente da Amazônia.

No longo prazo isso cria uma condição de mercado que “forçará” os países a adequarem a sua produção aos parâmetros que garantem o uso consciente e sustentável dos recursos naturais.

Antes de apenas esperarmos a parte do governo, devemos adequar nossas empresas a um modo sustentável de produção. Certamente isso ajudará a produção a se tornar mais resistente, além de agregar um valor positivo à imagem da sua marca no exterior, ponto de grande importância na internacionalização de seu negócio.

Para continuar crescendo no mercado internacional, faça parte da maior plataforma de negócios da América Latina, a B2Brazil. São mais de 170 mil empresas nacionais e internacionais conhecendo novas empresas e conquistando novas parcerias.

Acesse https://b2brazil.com.br/ e saiba como o comércio exterior pode ser mais simples para sua empresa!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: