Vantagens e desafios da alta do dólar

/ Por marketing

Thumbnail

A evolução da cotação do dólar no Brasil, que chegou a ser negociado a R$ 5,730 em outubro de 2020, tem causado profundos impactos.

Em um cenário mais estável, a valorização do dólar estimula as exportações e por conseguinte um superávit na balança comercial. Porém, há diversas questões que as empresas exportadoras precisam levar em conta para garantir competitividade no mercado externo.

Confira as vantagens e entraves resultantes da cotação da moeda nacional, os motivos que levaram ao atual contexto e como potencializar operações de exportação diante deste cenário.

Por que o dólar subiu tanto? 
Há diversos motivos que levaram ao atual enfraquecimento da moeda brasileira frente a moeda norte-americana, destaque para: 

  • Taxa de juros baixa como a que o Brasil tem agora, com sucessivos cortes na Selic, torna os papéis da dívida pública nacional menos atrativos para investidores financeiros, pois os lucros passam a ser menores.
  • Dois parceiros estratégicos comerciais do Brasil (EUA e China) iniciaram, no final de 2018 e em andamento, uma disputa comercial que impõe tarifas de importação em ambos os países, provocando aumento da demanda de grãos brasileiros exportados.
  • A pandemia impacta a saúde e economia global, gerando insegurança e, para proteção do patrimônio, há procura por moedas mais estáveis, como o dólar. 
  • A forte queda do preço do petróleo no fim do segundo trimestre deste ano faz com que o indicador CRB/RJ, que fornece informação sobre mercado futuros de commodities como o petróleo, esteja cerca de 50% abaixo da média histórica.


Vantagens da alta do dólar
Mesmo com a baixa na demanda, a apreciação do dólar torna favorável a exportação de bens de consumo, pois os preços dos produtos se tornam mais atrativos para o mercado externo.

Da mesma maneira, com a nossa moeda mais barata e altos custos para importar, a produção para o mercado nacional é estimulada e o país ganha competitividade, compensando altos custos, como pela carga tributária elevada.

A alta do dólar também tem forte influência na busca por destinos nacionais. Assim, o setor do turismo ganha força e passa por mudanças para atender a demanda (com medidas de higienização em hotéis e pontos mais badalados) para os primeiros meses do próximo ano.

Desvantagens da alta do dólar
Os produtos importados estão mais caros, afetando as matérias-primas e insumos usados pela indústria, que precisa repassar os valores aos produtos finais.

Com os produtos mais caros, notamos a alta do IGPM, índice de inflação que mede a variação de preços, o que afeta os contratos e deixa as famílias com menor poder de compra.

Quando o dólar sobe rapidamente e apresenta comportamento instável, os empresários e investidores perdem a previsibilidade do comportamento da economia, afetando os investimentos.

Com a piora na percepção de risco, já que existe uma menor capacidade de previsão, cai a confiança no país e encarece as taxas pagas para empréstimos internacionais.

Desafios 
A alta da moeda norte-americana também gera cortes de custos no desenvolvimento industrial e tecnológico, uma vez que a maior parte do maquinário é importado. Com a forte demanda por inovação para atingir melhor inserção na economia internacional, a valorização da moeda americana pode retardar a tecnologia empregada no segmento atualmente no país.

O grande problema do câmbio hoje é a incerteza dos agentes econômicos, dependendo muito mais dos negócios no mercado futuro do que da quantidade de dinheiro físico.

Soluções para Exportar
Mesmo em meio a alta do dólar e sua instabilidade, é possível exportar com planejamento e segurança. Nossa equipe do B2B Trade Center oferece apoio especializado, para promover seu produto e sua empresa no mercado internacional!

Além da análise de mercado e da promoção através de meios online, contamos com traders internacionais especializados que podem ajudar a atender os contatos internacionais, buscar distribuidores, e dar suporte em toda a parte operacional e de documentação. 

Conheça todos os benefícios e fale conosco.

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar