Como Exportar Calçados: Guia para Pequenos e Médios Produtores Aumentarem suas Vendas Globais

O Brasil se destaca no quinto lugar do ranking dentre os maiores fabricantes de calçados do mundo, ficando ao lado de países asiáticos como China, Índia, Vietnã e Indonésia. Vale destacar que o mercado interno absorve 85% da produção brasileira de sapatos, enquanto o restante é exportado para diferentes destinos.

Dados divulgados pelo Ministério da Economia mostram que em 2022, um ano importante de recuperação pós-pandemia, o Brasil exportou mais de 75 mil toneladas de calçados, o que gerou uma receita de aproximadamente US$1,5 bilhão para as empresas nacionais. São diversos os destinos dos calçados brasileiros, tendo como principais destaques os países norte e sul-americanos e europeus.

O setor é um importante pilar da economia brasileira e periodicamente os embarques alcançam novos recordes devido ao aumento da demanda internacional juntamente à expansão do Brasil e a criação de novos mercados.

Quer saber quais são as opções para começar a exportar? Leia aqui nosso artigo e conheça duas formas de iniciar!

Para onde vão os calçados brasileiros?

Estados Unidos

Os Estados Unidos são os maiores compradores de calçados brasileiros, sendo responsáveis por importar aproximadamente um quinto (⅕) de tudo que embarcamos anualmente. Um dos motivos que tem aumentado a demanda dos EUA por calçados brasileiros é a guerra comercial que eles vem enfrentando contra a China, visto que ambos estão em busca da liderança econômica global, o que tem feito com que eles recorram a novos mercados, diminuindo assim a dependência um do outro. Logo, o Brasil se beneficia ao aumentar sua participação nos dois mercados, que são gigantescos e de extrema importância para a nossa balança comercial, tanto nas importações como nas exportações.

Argentina

O segundo destino mais importante dos calçados brasileiros é o nosso vizinho e um dos mais importantes parceiros econômicos do Brasil, a Argentina. A proximidade geográfica com o Brasil, o histórico de parceria e os acordos que facilitam as trocas entre os dois países são alguns dos principais fatores que estimulam essa importante participação dos “hermanos” em nosso setor calçadista.

Europa

Como esse ranking está em constante mudanças, não iremos atribuir o terceiro lugar desse pódio a apenas um país, mas citar os principais países europeus nas importações de calçados brasileiros. Ano após ano, alguns dos principais destaques são a França, a Alemanha, a Espanha e o Reino Unido, que juntos representam uma importante fatia das nas importações dos calçados fornecidos e produzidos no Brasil.

Não sabe como começar! Descubra como começar a exportar calçados agora mesmo!

E a China?

É importante citar que mesmo a China sendo um dos maiores produtores e exportadores mundiais de calçados, o país também possui um grande destaque nas importações desses produtos. No entanto, o Brasil não aparece com destaque nas exportações de calçados para o gigante asiático, que é o maior consumidor do mundo. Mas é bom atentar-se que o mercado chinês está em crescimento acelerado e o país não está mais focado em ampliar a produção interna, portanto há bastante espaço nesse mercado a ser explorado pelos produtores e exportadores brasileiros.

É claro que também há alguns desafios para os exportadores brasileiros que buscam a internacionalização, pois deve-se pensar em uma estratégia de posicionamento da marca e trabalhar a imagem do produto e do produtor para que tenha uma boa aceitação em outros países.

Segundo o diretor do InvesteSP, José Mário Antunes, para atingir os consumidores chineses é fundamental levar em conta a digitalização da economia chinesa. Plataformas de negócios podem ser uma excelente alternativa e com investimento muito menor, além de encurtar a distância.

Saiba mais como pequenas e médias empresas podem se internacionalizar aqui!

Oportunidades Internacionais

Agora, com todas essas informações, ficou interessado em exportar seus calçados?

O setor de calçados é um setor estratégico para a saúde econômica do país, e dentro de nossa plataforma é um dos setores com maior geração de oportunidades! Entre as mais de 200 mil empresas registradas na B2Brazil, são mais de 12 mil empresas chinesas.

Conheça nosso portal Exporta Mais Calçados ou fale com nossa equipe e garanta já o início da expansão dos seus negócios mundo afora. São diversas ferramentas essenciais para o início de seu projeto de exportação. Não perca tempo e cadastre-se já!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: