Exportação Lucrativa: Descubra Como Definir o Preço de Exportação para Maximizar seus Lucros

Calcular o preço da mercadoria que será vendida para o exterior vai além da simples conversão de moeda. Saber determinar o preço de exportação dos seus produtos é um aspecto essencial para o progresso no mercado exportador!

Para entender mais sobre como funcionam as exportações e a vantagem em expandir os seus negócios para outros países, confira aqui o nosso artigo sobre “O que é a exportação?

Se você já atua com vendas, é bem provável que já tenha familiaridade com a definição do valor dos seus produtos para o mercado doméstico, levando em conta os custos de produção, comercialização, tributos internos, mão de obra, dentre outros. Porém, quando pensamos no mercado internacional, o preço de exportação deve incluir novos valores e excluir outros que não recairão nas vendas externas.

Mas você pode estar se perguntando: “minha empresa ainda é tão pequena, será que vale a pena exportar? Será que consigo realmente vender meus produtos para outros países?”. E é claro que sim. Fique tranquilo que você está no lugar certo, a B2Brazil é especialista em expansão de pequenos negócios a nível internacional! Para entender um pouco mais sobre esse assunto especificamente, clique aqui e leia o nosso artigo: como as pequenas e médias empresas podem se internacionalizar.

Afinal, como criar meu preço de exportação?

O cálculo e definição merecem atenção especial, já que alterá-lo por um descuido e um curto espaço de tempo, pode trazer grandes perdas com perda na margem de lucro, diminuição do potencial de competitividade, além do risco de não aceitação do produto no mercado internacional e até o prejuízo.

Existem algumas maneiras para se obter o Preço de Exportação, confira as nossas dicas:

Valor Presumido

Nessa modalidade, a fixação do preço é baseada na ideia que se tem de que alguns produtos são mais caros por terem um apelo exótico, exclusivo, diferente dos demais do mercado.

Seguir o líder

Esse é um método menos arriscado e bastante utilizado por exportadores iniciantes, que conhecem pouco o mercado-alvo, pois como o próprio nome sugere, o preço é baseado no líder do segmento.

Para formar o preço de exportação você pode adotar o seguinte método:

  • Elimine os itens que se encontram agregados ao preço de mercado interno e que não ocorrerão na exportação do produto;
  • Adicione ao resultado anterior os elementos que irão compor o preço de venda para o exterior.

Saber calcular o preço de exportação é muito importante para a competitividade da empresa no mercado global. Deve-se estar atento aos benefícios fiscais como a não incidência de alguns impostos (COFINS, PIS, ICMS, IPI), assim como com os gastos com operações aduaneiras e elementos como embalagem, publicidade e taxa de câmbio, que definem a margem de lucro tanto no mercado interno quanto no mercado externo.

Converter o preço do mercado interno para dólar não é uma boa alternativa justamente por essa questão: alguns valores saem dos custos, mas novos entram.

Conheça nosso curso de formação de preço para exportação!

Incoterms

Além dos impostos e gastos com as operações, os INCOTERMs (termos internacionais de comércio) definem os deveres do vendedor e do comprador sobre contratações relacionadas ao frete e ao seguro, itens bastante relevantes na formação do preço de exportação. O tipo de transporte também influenciará na formação do preço, dependendo se será marítimo, aéreo ou terrestre.

Antes de negociar com um potencial cliente é preciso avaliar previamente a operação completa da logística de entrega da mercadoria, além das condições de venda, definindo uma estratégia para avaliação e análise dos mercados alvo, estudos de inteligência comercial, identificar potenciais clientes, definir estratégia de marketing.

O preço final de venda do seu produto no mercado internacional pode variar considerando o investimento em promoção comercial no país escolhido, o envio da mercadoria pelo volume total da exportação, contratos de longo prazo, modalidades de venda, vendas exclusivas e parcerias com distribuição.

Leia nosso artigo completo sobre como definir o melhor incoterm aqui!

Dica Extra

Utilizar a taxa de câmbio da cotação diária para converter o preço do produto pode ser um erro grave, tendo em vista as constantes oscilações cambiais, portanto vale a pena fixar uma margem para variação cambial.

Vender seus produtos para fora do país consiste em uma série de mudanças e adaptações para que a operação valha a pena. Saber precificar é um dos pontos fundamentais para seu sucesso.

E agora que você já entendeu como formar seu preço de exportação, que tal iniciar suas operações e buscar no exterior novas formas de expandir as suas vendas? A B2Brazil possui a mais essencial ferramenta de marketing internacional. No nosso portal você encontrará compradores e vendedores de diversos países pelo mundo e poderá negociar e aproveitar de diversas funcionalidades exclusivas. Cadastre-se agora mesmo!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: