Habilitação de Radar Siscomex

/ Por marketing

Thumbnail

Qualquer empresa pode comprar e vender produtos e serviços, porém se você deseja iniciar atividades importadoras ou exportadoras, primeiramente precisa preparar a Habilitação de Radar.

O que é Habilitação de Radar Siscomex?

A Habilitação no Radar é um registro obrigatório da Receita Federal que além de permitir o acesso ao Siscomex, sistema da Receita Federal que acompanha todos os processos de importação e exportação, garante que empresas importem ou exportem de maneira legal.

Essa Habilitação é para as empresas que desejam participar do comércio exterior, independente do seu porte ou setor. 


Como iniciar as atividades de importação e exportação de sua empresa?

O primeiro passo quando uma empresa define participar do comércio internacional é solicitar a Habilitação Radar Siscomex. Com a habilitação, comprova-se que a empresa está corretamente constituída e legalizada, com as condições necessárias para realizar atividades internacionais.

Porém, existem 5 modalidades para escolher ao Habilitar no Radar. Essa escolha definirá o limite de valores que poderá ser comercializado durante 6 meses.

Habilitação de Radar Física
É o documento para Importação para consumo próprio, limitado à declaração de I.R. e ilimitado para exportação.

Habilitação de MEI
É o documento para o Microempreendedor Individual, com limite de importação de U$ 50 mil por semestre e ilimitado para exportação.

Radar Express
É a habilitação de Radar para empresas, também limitado a U$ 50 mil para importações por semestre e ilimitado para exportações.

Radar Limitado
É o documento para empresas que querem começar no comércio exterior, com limite de U$ 150 mil para importações por semestre e ilimitados para exportação.

Radar Ilimitado
É a habilitação de Radar para operações no comércio exterior acima de U$ 150 mil para importações por semestre e ilimitados para exportação.

Vale destacar que:

- no Radar MEI, apesar do limite de U$ 50 mil por semestre, a legislação do país autoriza apenas o faturamento de R$ 81 mil por ano.
- caso ultrapasse o valor no período de 6 meses, o Radar fica bloqueado até a baixa nos valores operados.

Caso sua empresa mantenha o controle do Radar e note que vem excedendo o limite com frequência, deve pensar em solicitar uma revisão do seu Radar para a Receita, comprovando sua capacidade financeira.


Como solicitar a Habilitação de Radar Siscomex?

Para conseguir o registro no radar, a empresa precisa atender as obrigações previstas na legislação IN 1603/2015 e disponibilizar os documentos exigidos pela Receita Federal para o enquadramento na modalidade desejada.

O B2B TradeCenter faz parte da B2Brazil, maior portal B2B da América Latina, tem sede em São Paulo e escritório em Miami. Acompanhamos todo o processo para a obtenção do RADAR Siscomex até seu deferimento de forma ágil, eficaz e transparente. 

Para obter mais informações, entre em contato com o B2B TradeCenter em contact@b2btrade.center.

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar