Como aumentar as chances de efetivar uma venda?

As vendas são basicamente a principal fonte de renda de grande parte das empresas, sendo assim, aumentar as vendas significa aumentar as chances de sucesso. O empreendedor precisa ter em mente que: vender é o básico, vender é progresso, vender é escalar negócios, vender é o resultado de uma série de ações tomadas, desde o marketing, relacionamento com cliente e demais estratégias que garantem o sucesso. Resumindo, vender é essencial! Por isso, iremos focar em vendas e como aumentar as chances de sucesso da sua empresa!

Situações do dia a dia

Pensando em uma cena bastante corriqueira: você recebe o contato de um potencial cliente, responde animado, cria a expectativa de realizar uma venda, responde suas dúvidas e… nada! Ele some!

Quantas vezes isso já aconteceu?

Em momentos como esses, chegamos até a cogitar que seja um concorrente especulando ou um lead desqualificado, certo?

Porém, muitas vezes, pode ser que esteja faltando o seu acompanhamento, o famoso follow up, após o primeiro contato.

Acredite: O cliente responder ou não é mais responsabilidade do próprio vendedor que do comprador.

Importância do follow up nas vendas

Existem pesquisas que mostram que 80% das vendas são alcançadas após, no mínimo, 5 contatos! E essas pesquisas mostram também, que os vendedores fazem em média apenas 2 follow ups, e que quase 50% desiste já após a primeira tentativa.

Além disso, quando falamos de vendas B2B, que normalmente possuem um ticket médio mais alto, são vendas baseadas em pesquisa, cotações com diferentes fornecedores, relacionamento e confiança. Assim, é muito comum que sejam necessários diversos contatos antes da conclusão definitiva da venda.

Para completar, no caso da exportação, conhecer as etapas do processo é imprescindível para um bom andamento das negociações.

O follow-up pode ser efetuado através de diversos meios, tais quais:

  1. Telefone;

  2. E-mail;

  3. Whatsapp;

  4. Redes sociais.

Follow Up Eficaz

Seguem algumas dicas de um follow up eficaz que te ajudará a vender ainda mais:

  • Seja rápido: 50% das vendas vão para o vendedor que atendeu primeiro; 

  • Seja paciente: vender também requer calma, as pessoas estão ocupadas e absorvidas pela correria e sua resposta pode não ser a primeira coisa na lista de prioridades. Porém, na sua agendas, as vendas devem estar no topo das prioridades;

  • Agregue valor: demonstre que você pode ajudar e garanta uma venda consultiva;

  • Mostre casos de sucesso: use as provas sociais de como você já ajudou empresas na mesma situação através da venda desse produto ou serviço;

  • Alterne os canais: ligue, mande email, whatsapp e facilite o contato, as vendas dificilmente virão por acaso, principalmente em um momento inicial da empresa.

Um bom processo de follow up ajuda a descobrir as necessidades e inseguranças de seu potencial cliente, permitindo que você argumente, entenda seus problemas e apresente claramente sua proposta da melhor solução para seu futuro cliente, ou seja, vender é consequência de um trabalho muito bem feito.

As vendas podem parecer que são mecânicas e às vezes até sorte, porém, vendas são ciência, vendas são números, vendas são fruto de trabalho constante de prospecção, conhecimento de mercado, investimento em marketing, relacionamento e negociação.

Crie uma rotina de acompanhamento de seus leads de maneira eficiente e veja aumentar o número de vendas efetivadas de sua empresa. O processo de exportação, apesar de longo e trabalhoso, gera muitos frutos. Veja aqui alguns dos principais motivos para apostar nesse mercado.

A B2Brazil é a maior plataforma da América Latina para negócios B2B, facilitando o contato entre empresas brasileiras e empresas de todo o mundo, contando com mais de 200 mil empresas cadastradas.

Faça o cadastro gratuito de sua empresa e saiba como podemos ajudar a promover sua empresa para além das fronteiras nacionais!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: