Trading Company x Comercial Exportadora

/ Por marketing

Thumbnail

Você sabe a diferença entre Comercial Exportadora e Trading Company?

De forma resumida, as Comerciais Exportadoras e as Trading Companies são especialistas em operações de exportação de produtos para diferentes mercados, proporcionando oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas brasileiras, já que possuem canais de distribuição e relacionamento com clientes internacionais.

COMERCIAL EXPORTADORA
As comerciais exportadoras visam intermediar os processos de exportação. Para realizar a intermediação, estabelecem uma rede de contatos eficaz com empresas de outros países, sendo possível que este tipo de empresa efetue compra de fabricantes para exportar.

A intermediação por uma Comercial Exportadora permite que empresas consigam enviar suas mercadorias para outros países sem depender de um departamento de exportação próprio.

Dessa maneira, sobretudo a pequenas e médias empresas, utilizam os serviços de comerciais exportadoras para atingir mercados internacionais a curto prazo e com menor grau de burocracia.

TRADING COMPANY
As Trading Companies são empresas que visam a facilitação do processo de importação e exportação de mercadorias entre negociantes em países distintos.

Esse tipo de empresa desenvolve uma análise minuciosa do fornecedor ou comprador, reduzindo as chances do comércio com empresas desonestas ou o recebimento da carga com qualidade inferior ao acordado.

Assim, esse modelo de empresa atua como intermediário entre compradores e vendedores que se encontram em países diferentes, optando pela agilidade do processo.

VANTAGENS x DESVANTAGENS
Ambos os tipos de empresas atuam para comercializar produtos de um país a outro. As Trading Companies se destacam por terem capacidade financeira para realizar operações de alto valor, e na maioria das vezes são empresas de médio a grande porte, o que possibilita maior segurança para transações comerciais.

As comerciais exportadoras são menos reconhecidas internacionalmente.

QUAIS AS DIFERENÇAS?
A diferença prática está em possuir ou não o Certificado de Registro Especial.

Para obter o Certificado de Registro Especial, a empresa deve atender alguns requisitos específicos, previstos pelo Decreto-Lei nº 1.248/1972 e pelo artigo 248 da Portaria SECEX n° 023/2011, dentre os quais:

  • ser constituída sob a forma de sociedade por ações (S.A.);
  • possuir capital social mínimo equivalente a 703.380 Unidades Fiscais de Referência – UFIR (R$ 748.466,66);
  • não ter sido punida, em decisão administrativa final, por infrações aduaneiras, de natureza cambial, de comércio exterior ou de repressão ao abuso do poder econômico.


Do ponto de vista tributário, tanto as Comerciais Exportadoras como as Trading Companies estão submetidas aos mesmos benefícios fiscais sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuições Sociais (PIS/PASEP e COFINS) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

NOVOS MERCADOS
Se sua empresa decidiu exportar e quer contar com um apoio especializado, entre em contato com a B2Brazil!

Somos a maior plataforma para negócios B2B da América Latina, com mais de 170 mil empresas de todo o mundo registradas e buscando oportunidades de negócios internacionais.

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar