Desvendando a Exportação: Comercial Exportadora vs Trading Company. Qual Escolher?

Você sabe a diferença entre Comercial Exportadora e Trading Company?

De forma resumida, as Comerciais Exportadoras e as Trading Companies são especialistas em operações de exportação de produtos para diferentes mercados, proporcionando oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas brasileiras, já que possuem canais de distribuição e relacionamento com clientes internacionais.

Vamos entender primeiramente o conceito de exportação e como ela funciona? Clique aqui e saiba mais!

Vamos exemplificar:

Imagine uma pequena fábrica de calçados em Minas Gerais. Ao invés de tentar vender diretamente para lojas nos Estados Unidos (o que pode ser complexo e demorado), essa fábrica pode usar uma Comercial Exportadora ou uma Trading Company. Essas intermediárias têm conexões prontas com lojas americanas e facilitam a venda, gerenciando desde a negociação até a logística de envio.

Comercial Exportadora

As comerciais exportadoras visam intermediar os processos de exportação. Para realizar a intermediação, estabelecem uma rede de contatos eficaz com empresas de outros países, sendo possível que este tipo de empresa efetue compra de fabricantes para exportar.

A intermediação por uma Comercial Exportadora permite que empresas consigam enviar suas mercadorias para outros países sem depender de um departamento de exportação próprio.

Dessa maneira, sobretudo as pequenas e médias empresas, utilizam os serviços de comerciais exportadoras para atingir mercados internacionais a curto prazo e com menor grau de burocracia.

Trading company

As Trading Companies são empresas que visam a facilitação do processo de importação e exportação de mercadorias entre negociantes em países distintos.

Esse tipo de empresa desenvolve uma análise minuciosa do fornecedor ou comprador, reduzindo as chances do comércio com empresas desonestas ou o recebimento da carga com qualidade inferior ao acordado.

Assim, esse modelo de empresa atua como intermediário entre compradores e vendedores que se encontram em países diferentes, optando pela agilidade do processo.

Vantagens e Desvantagens

Ambos os tipos de empresas atuam para comercializar produtos de um país a outro. As Trading Companies se destacam por terem capacidade financeira para realizar operações de alto valor, e na maioria das vezes são empresas de médio a grande porte, o que possibilita maior segurança para transações comerciais, já as comerciais exportadoras costumam ser menos reconhecidas internacionalmente, mas ainda assim oferecem valor inestimável para empresas que desejam exportar.

Quais as Diferenças?

A diferença prática está em possuir ou não o Certificado de Registro Especial.

Para obter o certificado, a empresa deve atender alguns requisitos específicos, previstos pelo Decreto-Lei nº 1.248/1972 e pelo artigo 248 da Portaria SECEX n° 023/2011, dentre os quais:

  • ser constituída sob a forma de sociedade por ações (S.A.);
  • possuir capital social mínimo equivalente a 703.380 Unidades Fiscais de Referência – UFIR (R$ 748.466,66);
  • não ter sido punida, em decisão administrativa final, por infrações aduaneiras, de natureza cambial, de comércio exterior ou de repressão ao abuso do poder econômico.

Do ponto de vista tributário, tanto as Comerciais Exportadoras como as Trading Companies estão submetidas aos mesmos benefícios fiscais sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuições Sociais (PIS/PASEP e COFINS) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Decidindo entre Comercial Exportadora e Trading Company

A escolha entre estas duas opções deve considerar o porte da sua empresa, a frequência e volume de suas operações e o nível de suporte desejado.

Caso sua empresa precise apenas de uma ponte direta para mercados externos, a Comercial Exportadora pode ser mais adequada. Por outro lado, para operações mais complexas e diversificadas, uma Trading Company pode ser mais apropriada.

Novos Mercados

Se sua empresa decidiu exportar e quer contar com um apoio especializado, entre em contato com a B2Brazil!

Somos uma ferramenta essencial para o comércio exterior, contando com diversas maneiras de prospectar exportadores e importadores. Conheça mais e faça parte já!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: