Regras de adequação de embalagens para exportação: sua empresa está ciente?

post

O processo de exportação em geral, exige uma série de pré-requisitos e assim como em outros aspectos desse processo, as embalagens devem obedecer de forma rígida às normas nacionais dos países para onde a mercadoria será enviada, atendendo sua legislação.

Antes de entender as peculiaridades relacionadas às embalagens, que tal analisar o funcionamento de um processo de exportação como um todo? Clique aqui e confira as principais etapas de uma exportação!

Embalagens - de transporte ou prateleira?

É importante considerar que existem categorias de embalagens, como as de transporte e as de prateleira. Para as embalagens de transporte, que são focadas no deslocamento do produto, deve-se pensar em algo mais resistente, e uma das principais regras do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, é a inscrição da Indústria Brasileira (Made in Brazil) nas embalagens e o código de barras.

Informações complementares como remetente, destinatário, peso e quantidade de volumes que compõem o lote exportado, devem conter caracteres bem visíveis. Essa norma é válida no que diz respeito ao transporte internacional, e nesse caso as embalagens na exportação têm mais apelo logístico.

Já as embalagens de prateleira, são destinadas ao consumidor final e, portanto, devem conter um rótulo com as informações do produto que descrevam a sua composição, quantidade, ingredientes, informações nutricionais e o mais importante é que essas informações estejam seguindo às regras de legislação do país de destino. As principais funções das embalagens de prateleira são a proteção do produto que está contido nela e também, ser atrativa ao consumidor na hora da escolha da compra.

O que é permitido ou proibido?

Para te ajudar a tomar as melhores decisões nesse processo de adequação de embalagem e rotulagem, trouxemos algumas respostas para as principais dúvidas que podem surgir:

Por que é importante adequar as embalagens para exportação?

Por se tratar de exigências de âmbito global, a adequação de embalagens para exportação garante a segurança no transporte e a prevenção de disseminação de pragas que podem existir em embalagens de madeira, por exemplo. Além disso, também há a questão sustentável, onde são permitidas apenas madeiras de reflorestamento, evitando que madeiras obtidas de forma ilegal sejam comercializadas e transportadas internacionalmente.

Quais são as principais normas de adequação de embalagens para exportação?

É essencial obter com antecedência as certificações exigidas para embalagens de papel, papelão ou madeira e conhecer também a rotulagem exigida em cada país de destino. Além disso, atualize-se sobre os programas de selo verde, o funcionamento da avaliação de ciclo de vida e saiba se a embalagem requer ou não código de barras.

Quem é responsável por garantir a adequação das embalagens?

Na grande maioria das vezes, o exportador (vendedor) é o responsável pela adequação das embalagens, cabendo a ele decidir a melhor acomodação e o transporte seguro da carga até o seu destino final. Vale lembrar que o Incoterm pode ser citado nessa fase pois o termo negociado é decisivo na hora de entender se será o importador ou o exportador o responsável por cada etapa do processo logístico.

Rotulagem

O sistema de rotulagem dos produtos é um tema de extrema responsabilidade, pois cada país possui uma agência exclusiva de regulamentação que rege a fiscalização.

Produtos como alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos, apresentam em especial, uma adequação de rotulagem específica para cada um e que deve ser seguida com as exigências da legislação do local da exportação. Devem ser claras suas características funcionais e critérios ambientais. Alguns setores têm exigências específicas, alguns produtos dispensam rotulagem.

Um dos principais mercados do mundo que consomem produtos brasileiros são os EUA. A agência reguladora de produtos relacionados à saúde e alimentos no país é a FDA (Food and Drug Administration), similar à nossa Anvisa.

A B2Brazil conta com escritório em São Paulo e Miami, possui agenciamento internacional e está apta a fazer registro de produtos e empresas junto ao FDA, habilitando todas as certificações regulatórias necessárias e trabalhando na adequação de rótulos.

Para mais informações, visite a nossa página do Trade Center, tenha acesso às informações sobre os serviços da FDA e comece a exportar com segurança!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: