Sua empresa conhece as regras atribuídas às adequações de embalagens para as exportações?

/ Por marketing

Thumbnail

O processo de exportação em geral, exige uma série de pré-requisitos e assim como em outros aspectos desse processo, as embalagens devem obedecer de forma rígida às normas nacionais dos países para onde a mercadoria será enviada, atendendo sua legislação.

Existem categorias de embalagens, como as de transporte e as de prateleira.

Para as embalagens de transporte, que são focadas no deslocamento do produto, deve-se pensar em algo mais resistente, e uma das principais regras do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, é a inscrição da Indústria Brasileira (Made in Brazil) nas embalagens e o código de barras.

Informações complementares como remetente, destinatário, peso e quantidade de volumes que compõem o lote exportado, devem conter os caracteres bem visíveis. Essa norma é válida no que diz respeito ao transporte internacional, e nesse caso as embalagens na exportação têm mais apelo logístico.

Já as embalagens de prateleira, são destinadas ao consumidor final e, portanto, devem conter um rótulo com as informações do produto que descrevam a sua composição, quantidade, ingredientes, informações nutricionais e o mais importante é que essas informações estejam seguindo às regras de legislação do país de destino.

As principais funções das embalagens de prateleira são a proteção do produto que está contido nela e também, ser atrativa ao consumidor na hora da escolha da compra.


Rotulagem

O sistema de rotulagem dos produtos é um tema de extrema responsabilidade, pois cada país possui uma agência exclusiva de regulamentação que rege a fiscalização.

Produtos como alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos, apresentam em especial, uma adequação de rotulagem específica para cada um e que deve ser seguida com as exigências da legislação do local da exportação. Devem ser claras suas características funcionais e critérios ambientais. Alguns setores têm exigências específicas, alguns produtos dispensam rotulagem.

Um dos principais mercados do mundo que consomem produtos brasileiros são os EUA. A agência reguladora de produtos relacionados à saúde e alimentos no país é a FDA (Food and Drug Administration), similar à nossa Anvisa.
 

B2Brazil conta com escritório em São Paulo e Miami, possui agenciamento internacional e está apta a fazer registro de produtos e empresas junto ao FDA, habilitando todas as certificações regulatórias necessárias e trabalhando na adequação de rótulos.

Para mais informações, visite a nossa página do Trade Center, tenha acesso às informações sobre os serviços de FDA e comece a exportar com segurança. 

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar