Principais Portos do Mundo

post

O transporte marítimo é um dos principais expoentes da economia desde o início do comércio internacional, movimentando bilhões de dólares todos os anos.

Elaboramos uma lista com os “Top 10 maiores portos de contêineres do mundo”, conforme último relatório da Lloyds Lists, One Hundred Ports 2020.

Você sabia que 7 dos 10 maiores portos do mundo estão em território Chinês?

OS 10 PRINCIPAIS PORTOS DO MUNDO

1° Porto de Shangai, China

O porto de Shanghai, na China, concentra um porto de águas profundas e um porto fluvial. Em 2010, o porto de Shanghai ultrapassou o porto de Singapura para se tornar o porto de contêineres mais movimentado do mundo.

Nesta oportunidade, o porto de Shanghai movimentava 29,05 milhões de TEUs (sigla internacional que representa “Twenty feet Equivalent Unit” ou equivalente a um contêiner de 20 pés). Em 2016, o porto de Shanghai bateu um recorde histórico ao ultrapassar a faixa de 37 milhões de TEUs.

2°. Porto de Singapura, Singapura
Em termos de tonelagem total de navios, é o segundo porto mais movimentado do mundo. Em 2019 apresentou um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior.

Sua capacidade também abarca metade do suprimento mundial anual de petróleo bruto. Está interligado a mais de 600 outros portos em 123 países espalhados por seis continentes e a movimentação em 2016 (TEU) passou dos 30.9 milhões.

3°. Porto de Ningbo-Zhoushan, China
O Porto de Ningbo-Zhoushan é o porto chinês mais movimentado do mundo em termos de tonelagem de carga. Sua importância está nas 888,96 milhões de toneladas de carga movimentadas somente em 2015.

Em 2018 atingiu 26.351.000 TEUs e em busca de permanecer entre os três maiores portos no mundo, ano passado (2019), o porto inaugurou um novo terminal que permite mais 10 milhões de TEUs.

Esse porto está localizado na rota de navegação costeira norte-sul, com acesso a importantes vias navegáveis para o interior da China, como o rio Yangtze, ao norte. O porto também compreende vários portos, com destaque para: Beilun (porto), Zhenhai (porto do estuário) e o antigo porto de Ningbo (porto fluvial).

4°. Porto de Shenzhen, China
O porto de Shenzhen está representado por vários portos ao longo da costa de Shenzhen, província de Guangdong, na China. É referência por 90% da produção de eletrônicos vendidos mundialmente.

A maior parte de Iphones e videogames fabricados passam por lá, contribuindo fortemente para a China obter o título de maior exportadora de produtos eletrônicos do mundo atualmente.

5°. Porto de Guangzhou, China
O porto de Guangzhou é o principal porto marítimo da cidade de Guangzhou, província de Guangdong, na China. Concentra mais de 300 portos, em mais de 80 países e distritos em todo o mundo. Em 2019 o porto de Guangzhou chegou a marca de 23.236.200 TEUs.

Guangzhou, também conhecida como Cantão, é famosa no mundo inteiro pela “Canton Fair” ou Feira de Cantão, um dos maiores eventos de negócios do mundo. Até a Primeira Guerra do Ópio era o único porto com autorização do governo imperial para fazer negócios com estrangeiros.

6°. Porto de Busan, Coreia do Sul
O porto de Busan é o maior porto da Coreia do Sul, localizado na cidade de Busan. Está situado na foz do rio Nakdong, em frente à ilha de Tsushima, no Japão. Somente em 2019, movimentou 21.992.001 TEUs, aumento de 1,5% em relação a 2018.

7°. Porto de Qingdao, China
O porto de Qingdao é um porto marítimo no Mar Amarelo, próximo a Qingdao, província de Shandong, na República Popular da China. Em 2019 teve um alcance de 21.010.000 TEUs, um aumento de 8,8%, o que significa o maior aumento dentre os 10 maiores portos.

8º.  Porto de Hong Kong, China
É um porto que só em 2019 movimentou 18.361.000 TEUs. Apesar do grande volume, apresentou queda de 6,3% em relação a 2018, fazendo com que caísse nessa lista.

Localizado ao sul da China, entre a cidade e a Ilha de Hong Kong, o porto concentra, a maior parte, comércio de produtos manufaturados e, em menor grau, de matérias-primas e passageiros.

9º. Porto de Tianjin, China
É considerado o maior porto do norte da China e a principal fonte de comércio exterior marítimo de Pequim. Em 2019, houve um grande aumento nas movimentações de TEUs, que representou 17.264.000.

10º. Porto de Roterdã, Holanda
O porto de Roterdã, mesmo sendo o maior porto da Europa, ficou um bom tempo sem entrar no top 10 dos maiores portos do mundo. Em 2020, voltou a figurar na posição 10 do ranking. Isso porque, em 2019, o porto chegou a movimentar 14.810.804 TEUs, um aumento de 2,1% em relação aos dois anos anteriores.

Curiosamente, entre os anos de 1962 e 2004, o porto de Roterdã ocupou o primeiro lugar dentre todos os portos do mundo, porém foi superado pela potência de comércio marítimo da Ásia. Fato que, como visto, ocorre até hoje.

E O BRASIL?
O Brasil está na 43º posição nessa lista, representado pelo porto de Santos. É um porto de encontro fluvial e marítimo, localizado entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão no estado de São Paulo.

Apesar de não figurar entre os 10 principais portos no mundo, o porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina. Atingiu a movimentação de mais de 4 milhões de TEUs em 2019, crescimento de 1% em relação a 2018.

LOGÍSTICA SIMPLIFICADA E RÁPIDA
Deseja cotar e reservar frete marítimo? Com apenas alguns cliques, a B2B Freight permite a sua empresa rastrear embarques internacionais, simplifica o desembaraço aduaneiro, fornece cotação aérea e marítima a qualquer momento e providencia o seguro da mercadoria. Tudo em um único lugar.

Acesse e conheça a primeira plataforma de frete online do Brasil: https://b2bfreight.com.br

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: