Principais etapas da exportação

Exportação é a saída de bens ou serviços procedentes de um país para outro. O comércio exterior fornece às pequenas e médias empresas (PME) vantagens, como a operação de economias de escala para um melhor aproveitamento das instalações, a obtenção de preços com melhor margem de lucro, o aumento do ciclo de vida de um produto, um ajuste ideal na programação de produção e um melhor relacionamento com fornecedores, bancos e clientes.

 A seguir elencamos os principais passos para que uma empresa inicie sua participação no mercado internacional.

 

AVALIAR A CAPACIDADE DA SUA EMPRESA

É necessário obter o máximo de informação possível sobre a capacidade de produção da empresa interessada em começar a exportar, é necessário analisar se a empresa tem capacidade ociosa ou condições de realizar investimentos caso necessário. Outro aspecto fundamental é conhecer seu mercado alvo e entender o comportamento do seu cliente

Caso seja necessário, o exportador terá que adaptar seu produto a exigências adicionais do mercado externo ou do país para o qual deseja exportar, como, por exemplo, é comum a necessidade de adaptação de embalagens e rótulos. Para a assessoria completa a esse serviço existem diversas soluções no mercado, a melhor delas é o B2BTrade Center que oferece o serviço de adequação aos regulamentos da FDA

O mercado internacional é exigente com a qualidade do produto e com prazos, logo, o exportador deve se planejar para atender a padrões estabelecidos por terceiros. Além disso, é prudente preservar o espaço no mercado interno e simultaneamente atender o mercado externo de forma sustentável.

 

CLASSIFICAR MERCADORIAS

A classificação se refere a nomenclatura da mercadoria utilizada para padronizar a identificação de mercadorias no comércio internacional. 

Essa classificação é primordial, pois através dela é possível identificar direitos aduaneiros, coletar estatísticas e até facilitar a aplicação de acordos internacionais celebrados entre países, bilateralmente ou no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

PRECIFICAÇÃO

A determinação do preço da mercadoria é essencial para a exportação, mas também pode ser muito desafiador. O valor praticado no mercado interno considera elementos que não devem ser considerados no mercado externo como, por exemplo, tributos internos, além é claro de definir com isso a sua competitividade e margem de lucro.

Assim, para determinar o preço de exportação deve-se ter em mente que os números podem sofrer alterações, pois acompanhar o praticado no mercado é primordial, assim como eliminar os valores que são agregados devido ao mercado interno e somar os elementos que vão compor o preço de venda para o exterior. 

 

O MERCADO CERTO PARA O SEU NEGÓCIO

Identificar se existem acordos comerciais entre os países ou barreiras tarifárias e sanitárias dependendo da mercadoria comercializada, são passos iniciais para mapear quais países são mais promissores e quantas adequações o seu negócio precisa para um melhor aproveitamento.

É preciso que o exportador saiba identificar os melhores mercados para seus produtos, isso é possível através de uma análise de mercado, então entender aonde há de fato demanda pelo seu produto, ou até mesmo os locais aonde a logística facilite o dia a dia e melhore os custos logísticos, devem ser também considerados. Para ajudar o exportador a encontrar a melhor condição de frete internacional existe o B2BFreight, uma plataforma que te possibilita fazer a cotação e reserva do seu frete de maneira segura e 100% online.

Através desta análise é possível descobrir a nomenclatura padronizada do seu produto – NCM ou SH – também são compilados dados como o volume e os valores de determinados produtos exportados pelo Brasil, principais mercados importadores, idioma dos importadores relevantes, entre outros.


 

PROMOVER SEUS PRODUTOS

O mercado internacional é extremamente competitivo e mais exigente do que o mercado interno, especialmente quando se está começando e muitos países são uma aposta. Além da concorrência com oferta de diversos produtos e serviços que podem ter características similares. 

Sendo assim, é importante o exportador promover sua empresa e/ou produtos no destino em que ele tem interesse. Essa promoção pode ser realizada após uma pesquisa de mercado e em conjunto com feiras comerciais e escritórios de promoção no exterior, além disso, com o aumento das ferramentas digitais há a possibilidade de promoção através do marketing digital com as redes sociais e plataformas de marketplace.

A B2Brazil é a vitrine certa para o seu negócio! Um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 180 mil empresas importadoras e exportadoras do mundo todo, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais. 

 

NEGOCIAÇÃO

A negociação com o exportador é de extrema importância para o processo de exportação. É necessário considerar aspectos aduaneiros bem como culturais, costumes e horários do país em que se localiza o importador.

Existem aspectos essenciais que precisam ser considerados, pois, podem alterar os valores estabelecidos na negociação como, por exemplo, embalagens, condições de pagamento, classificação de mercadoria, incoterms, prazo de entrega, entre outros.

 

Conte com a consultoria de quem acompanha e auxilia o sucesso de mais de 180 mil empresas no mundo todo. Cadastre-se na B2Brazil hoje mesmo.

Bons negócios!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: