PIX e as Transações Internacionais

post

No final de 2020, o Banco Central implementou um método de pagamentos oficial que tinha como objetivo facilitar as transações e aumentar a eficiência do setor bancário.

O que é?
O PIX é um meio de pagamento que permite a transferência de valores de forma ágil, gratuita, 24 horas por dia, em qualquer dia da semana, mesmo aos finais de semana e feriados. Além disso, o PIX trouxe benefícios para diversas plataformas de e-commerce.

Cada cliente pode registrar sua chave PIX no sistema de sua instituição financeira, além de poder excluir, pedir portabilidade e gerenciar essa chave. Os usuários pessoa física podem ter até cinco chaves enquanto pessoa jurídica pode abrir até vinte chaves. No dia 5 de outubro de 2020 começaram os registros dessas chaves no Banco Central, que apenas no primeiro dia registrou a abertura de 3,5 milhões de chaves.

Após alguns meses de funcionamento é possível observar que a população brasileira foi receptiva com o PIX. Segundo relatório da ACI Worldwide, após a implementação do PIX houve um aumento de 58% nas transações, em tempo real, realizadas no Brasil em 2020. Com isso, o Brasil tornou-se o 8º país a realizar transações instantâneas, chegando a registrar 1,3 bilhão de operações.

Facilidades e Benefícios
O PIX traz alguns benefícios para a realização de transações financeiras como por exemplo:
- agilidade das transações já que estas ocorrem em tempo real sem intermediários;
- custos reduzidos já que as transações são gratuitas;
- oferecer uma nova opção de pagamento aos clientes;
- possibilidade de negociação das condições do pagamento a fornecedores.

Transferências Internacionais
O Banco Central procura formas de executar a internacionalização do PIX até 2023. Para isso são necessárias três condições: a regulamentação do PIX, a regulamentação do câmbio e o desenvolvimento da infraestrutura de uma plataforma internacional para a operação do sistema.

É importante ressaltar que um dos pontos de maior potencial de inovação em transações financeiras se encontra nas remessas de pequeno valor realizadas por pessoas físicas e pequenas e médias empresas. Assim, estabelecendo um método de pagamentos instantâneos para o exterior o Banco Central se alinha a uma tendência mundial já que com o crescimento dos e-commerce e da internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras há uma demanda pela facilitação do envio de remessas ao exterior.

A internacionalização do PIX facilitaria as transações financeiras de quase 2 milhões de brasileiros que vivem no exterior e de inúmeros imigrantes que vivem dentro do território brasileiro. Enviar dinheiro para um familiar no exterior pode ser um processo demorada e com pouca clareza com relação às taxas e custos praticados, além disso, o processamento desse tipo de transação costuma demorar de 2 a 3 dias úteis e cada instituição participante cobra dos clientes tarifas de serviço além dos impostos nacionais já estabelecidos, como por exemplo, o IOF

Ademais, a implementação de um método de pagamento como o PIX é um processo complexo já que envolve medidas de segurança para impedir crimes financeiros como evasão de divisas, sonegação de impostos, corrupção, entre outros.

O sistema mais utilizado para transferências internacionais é o serviço de mensageria SWIFT, que conecta mais de 10 mil instituições financeiras ao redor do mundo. Cada transferência nesse sistema tem um custo que gira em torno de 20 dólares.

Oportunidades Internacionais
A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 190 mil empresas de todo o mundo, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais. Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: