Pecuária: Competitividade brasileira e seus desafios

 

Além de abastecer o mercado interno a pecuária exerce um grande destaque nas exportações brasileiras. É fato que a pecuária no Brasil é exemplo de produção, a carne de bovino brasileira é considerada uma das melhores do planeta e a criação de gado leiteiro é exemplo para vários países

A pandemia estimulou o aumento da exportação brasileira de produtos primários e segundo o Governo Federal, a contribuição do Brasil para o abastecimento mundial deverá aumentar nos próximos anos, o que sem dúvidas têm impacto positivo na competitividade brasileira. 


HISTÓRICO
 

A participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de 20,6 bilhões para 100 bilhões de dólares nos últimos dez anos, com destaque para carne, soja, milho, algodão e produtos florestais. 

A conjuntura animadora reafirma o potencial que o país exprime nos últimos anos do setor primário. A título de exemplo, o aumento de 6,0% na agropecuária, traduzidos em US $45,27 bilhões e em carne bovina fresca - do tipo refrigerada ou congelada - com índice obtido de 14,7%. 

O agronegócio brasileiro exportou US $6,47 bilhões em fevereiro de 2020, o que representa um incremento de 2,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US $6,29 bilhões). As importações de produtos do agronegócio somaram US $1,22 bilhão (+14,9%), portanto, o saldo da balança alcançou US $5,22 bilhões.

 

EXPORTAÇÕES 2021
 

O Brasil se mantém como maior exportador de carne bovina do mundo, apesar de o consumo interno representar a maior parte desse mercado, com cerca de 80% da produção permanecendo no mercado interno. Porém, essa produção em larga escala não garante a estabilidade do valor da carne, tanto para o gado vivo quanto para o produto final.

O valor ligado à pecuária fica sujeito a diversos fatores. A economia, por exemplo, quase sempre é a responsável pelo aumento do preço da carne. E, em um cenário de pandemia como o ocasionado pela Covid-19, um poder aquisitivo mais baixo faz com que a carne esteja cada vez menos presente nos lares brasileiros. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estima um aumento de 1,9% ao ano na taxa de produção da carne bovina até 2028.  Assim, quando a oferta é maior que a procura, pode haver um recuo por parte das indústrias. 

O setor se esforça para continuar seu legado na economia interna. Para tanto, desde os pequenos produtores até grandes associações precisam caminhar juntas e ampliar seu poder de barganha com outros países. 

 

BONS NEGÓCIOS

Para você que procura uma oportunidade de crescimento a B2Brazil  é a plataforma certa para o seu negócio. Conecte-se com o mundo! São mais de 170 mil empresas nacionais e estrangeiras cadastradas e realizando negócios diariamente. 

Caso precise de auxílio para se estruturar, saiba que pode contar com a Solução Comex, que oferece toda a experiência e suporte para a sua empresa atingir outros países e ganhar notoriedade fazendo ótimos negócios. Conte conosco! 

 

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: