O que sua empresa precisa fazer antes de começar a exportar?

/ Por marketing

Thumbnail

Exportar muitas vezes é um dos principais objetivos de empresas que estão em processo de crescimento. Entrar no mercado internacional pode ser uma grande oportunidade de melhorar a receita para muitas empresas, porém, se o processo inicial for mal executado, pode resultar em boas dores de cabeça.

Como já falamos, motivos não faltam para começar a exportar, além da desvalorização do dólar, a abertura de mercado promovida pelo governo entre outros pontos. Mas o que é necessário para uma empresa ingressar no mercado externo de forma correta?

Listamos aqui 5 passos antes de iniciar suas exportações:

 

1 - Saiba se relacionar e negociar

Resultado de imagem para comunicação

Quando se trata de trabalhar com o mercado internacional, é comum se deparar com potenciais clientes de países que possuem culturas extremamente diferente da nossa, e isso impacta diretamente na comunicação e principalmente na forma de negociação. Alguns países possuem processos lentos de negociação, já outros possuem processos rápidos, além disso a forma de comunicação é de extrema importância. Estudar hábitos e costumes de seus potenciais clientes se torna necessário antes de iniciar uma negociação.


 

2 - Logística

Resultado de imagem para logistica

Tão importante quanto preparar a produção da sua empresa para atender outros mercados, é necessário trabalhar com os mais diversos serviços logísticos, pois os mesmos podem afetar positivamente no sucesso de suas transações.


 

3- Habilite-se

Resultado de imagem para habilitar radar'

Empresas que buscam realizar exportações devem estar habilitadas para utilizar o Siscomex. A habilitação mais conhecida como Radar avalia as empresas que vão iniciar seus processos de exportação. Conheça nosso serviço de Radar clicando aqui.


 

4- Tenha certificações

Resultado de imagem para certificado de qualidade

Alguns segmentos e mercados pedem algumas certificações específicas de qualidade como parte do processo de negociação. Avalie os mercados potenciais para o seu negócio e busque as certificações que irão garantir uma maior confiabilidade por parte de seus clientes. (Conheça nossos serviços de certificações internacionais clicando aqui)


 

5 - Precificação

Resultado de imagem para precificação de produtos

Uma das partes mais importantes antes de dar o pontapé inicial em suas exportações é entender o valor do seu produto, fazer uma pesquisa no mercado que quer trabalhar e precificá lo de maneira que garanta a entrada no mercado e seu lucro.

 

Conheça o B2B Trade Center, nossa empresa parceira especialista comércio exterior, que possui serviços para pequenas e médias empresas que querem ingressar no mercado internacional.

marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar