Descubra o Mercosul: História, Vantagens e Impacto nas Empresas Sul-Americanas

O Mercado Comum do Sul, mais conhecido pela sigla Mercosul, é um bloco econômico sul-americano constituído atualmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e que foi fundado em 1991.

Ao redor do mundo existem outros blocos econômicos, como a União Europeia, que corresponde ao bloco mais famoso, integrado e poderoso do mundo atual, dentre outros como a Asean, Opep, Sadic e USMCA, cada um com suas próprias regulamentações, objetivos, direitos e deveres.

Dentre as vantagens de participar de um bloco econômico, está a possibilidade de inserção mais centralizada no comércio internacional, facilitando assim as trocas comerciais de bens e serviços entre um país e outro. Além da parte comercial, o campo diplomático também deve ser levado em consideração visto que existem muito mais chances de aproximação com os países membros para fortalecimento de sua própria economia.

Como Surgiu o Mercosul?

O debate sobre a criação de um Mercado Comum do Sul remonta à década de 1980, entre o governo argentino e brasileiro. Ambos os países estavam em processo de transição democrática e com o propósito mútuo de estimular um comércio bilateral a fim de dar fôlego às suas economias desgastadas em razão dos regimes ditatoriais.

O Tratado de Assunção, assinado em 1991, chama a atenção uma vez que oficializa a criação do Mercosul pelos seus quatro países fundadores (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - chamados também de Estados Parte).

Principais Objetivos do Bloco

No artigo 1°, do Tratado de Assunção, documento constitutivo do bloco, estão explicitados os principais objetivos do Mercado Comum do Sul. Confira a seguir:

“A livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente";

"O estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais";

"A coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes – de comércio exterior, agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais, de outras que se acordem –, a fim de assegurar condições adequadas de concorrência entre os Estados Partes";

"O compromisso dos Estados Partes de harmonizar suas legislações, nas áreas pertinentes, para lograr o fortalecimento do processo de integração”.

Mercosul: O que Muda para Empresas?

O bloco econômico proporciona o incremento de novas tecnologias produtivas, comerciais e gerenciais. Assim, as empresas dos países-membros são apresentadas a um nível técnico para torná-las mais competitivas. Também, há maior articulação entre as partes da cadeia produtiva (fornecedores de matérias primas, transportadores, transformadores, distribuidores, etc) com vistas à melhoria da qualidade e à redução de custos.

Os blocos econômicos, como o Mercosul, também visam na maioria das vezes o rompimento de barreiras comerciais, facilitando o comércio exterior com a eliminação de burocracias e a redução de tarifas para empresas importadoras ou exportadoras.

E é claro que esse tipo de facilitação beneficia, principalmente, as pequenas e médias empresas, que normalmente possuem mais dificuldade de alcançar o mercado internacional. quer saber como as PMEs podem se internacionalizar? Clique aqui para ler o nosso artigo!

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil facilita a conexão entre empresas para que o seu negócio atinja solidez a nível doméstico e internacional. Já são mais de 200 mil empresas de diversos setores que estão obtendo novas parcerias e ampliando seus negócios.

Para entender mais sobre a nossa atuação no mercado, clique aqui e leia o nosso artigo com as principais vantagens em firmar uma parceria conosco e não perca mais tempo em suas operações!

Acesse aqui e conheça todos os benefícios de fazer parte da maior plataforma de Comércio Exterior das Américas!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: