O Omnichannel e sua empresa

/ Por marketing

Thumbnail

O conceito Omnichannel vem do termo "Omni”, do latim, que significa “todo”, enquanto “channel”, do inglês, tem o sentido de “canal”. Logo, Omnichannel é a estratégia de alinhamento entre os diferentes canais de relacionamento da empresa, para ampliar a relação e melhorar a experiência do cliente.

PORQUE O ATENDIMENTO OMNICHANNEL É IMPORTANTE?
Com a distância geográfica não sendo mais um empecilho para se conectar, é preciso rever o processo de relacionamento com o cliente. Com todos os setores da empresa falando a mesma língua, o cliente adquire o produto ou serviço da maneira que for mais ágil e confortável, pois a demanda é atendida como e onde quiser.

Para aplicar uma comunicação integrada, o compartilhamento eficiente de dados se torna útil pois tendo acesso ao histórico de transações, se pode traçar o perfil de compra do consumidor e a empresa seleciona a melhor forma de abordá-lo para garantir um caso de sucesso.

BENEFÍCIOS
Os benefícios para as empresas que investem no omnichannel aparecem nos resultados.

Com os canais e processos integrados, a empresa pode entender melhor o comportamento do cliente e, assim, oferecer uma jornada e experiência personalizadas. Com mais informações é possível tomar decisões mais assertivas. Dessa maneira cresce o engajamento com sua marca e sua visibilidade, o que naturalmente traz um aumento das vendas, do faturamento e do retorno sobre o investimento. Além de uma redução de custos em geral.

Ao abrir a cabeça para as novas oportunidades e perceber as mudanças, certamente a empresa está no caminho para a evolução do negócio.

TENDÊNCIAS
Com as inovações tecnológicas, o comportamento do consumidor também está mudando. Apenas a propaganda da empresa já não é suficiente. A experiência do cliente, desde a abordagem, comunicação, tempo de espera, negociação até o pós-vendas se torna crucial. Integrar os canais online e offline é fator decisivo para o êxito.

Em um mundo cada vez mais conectado, o perfil do cliente tende a ser híbrido (explorando a loja física e online em uma mesma compra). Logo, ao não aplicar essa logística que centraliza, organiza e integra as informações do consumidor, o setor de vendas da empresa perderá clientes.

Ser Omnichannel é funcionar de forma integrada, de maneira que a experiência na loja física seja complementada pelo contato digital e vice-versa. O cliente pode começar o atendimento por uma rede social, seguir por chat e finalizar em uma chamada ou loja física, de acordo com a sua conveniência.

É essencial investir em tecnologia, logística e marketing para que funcione corretamente e tenha resultado. Mas a recompensa maior vem com a retenção e fidelização do cliente.


Os marketplaces encurtam distâncias e a B2Brazil é a ponte que te aproxima com mais de 160 mil empresas do mundo inteiro.
Faça seu cadastro gratuito em https://b2brazil.com.br ou mande uma mensagem para te ajudarmos a criar oportunidades agora mesmo!

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar