O novo modelo de trabalho

/ Por marketing

Thumbnail

Trabalhar de casa sempre foi considerado como um futuro próximo, mas que ocorreria de modo progressivo e opcional. De tantas adaptações na pandemia, o home office está sendo a saída emergencial para as empresas não pararem e com grandes chances de substituir o movimento pendular casa-escritório, mesmo após o isolamento social.

BENEFÍCIOS E DESAFIOS
Suas vantagens podem ser sentidas do começo ao final do dia: não ter que passar uma a duas horas (ou até mais) parado no trânsito é um benefício e tanto. O tempo gasto no deslocamento pode ser melhor utilizado seja em atividades físicas, no descanso ao final do dia ou de modo mais produtivo, investindo em cursos e conhecimento. Outro ponto positivo está na diminuição dos gastos gerais - água, luz, aluguel - do escritório.

Por outro lado, maior comodidade implica também na necessidade de adaptar-se a novas ferramentas. Coordenar uma equipe descentralizada, pode dificultar a comunicação efetiva. Assim, ferramentas e aplicativos para reuniões em equipe, acompanhamento de demandas diárias, desempenho individual, de segurança e privacidade de arquivos devem ser usados para lidar com esse possível entrave.

SEGURANÇA 
Abaixo estão listados ferramentas para aumentar a segurança e privacidade de dados da empresa:

  • VPN: O Virtual Private Network minimiza possíveis riscos, solicitando senhas para liberar perfis de acesso e gerando regras que conectam a máquina em um servidor previamente autorizado.

  • Criptografia de Dados: essa ferramenta consiste em técnicas de codificação de dados para envio de mensagem, mídias ou arquivos de armazenamento.

  • Firewall: permite apenas a transmissão e a recepção de dados autorizados. É uma solução de segurança que filtra links não cadastrados, a partir de um conjunto de regras ou instruções.


Tanto pela segurança dos dados da empresa como pela segurança dos clientes, é essencial que seja investido em ferramentas de segurança digital e seu negócio possa avançar.

TENDÊNCIAS
Segundo pesquisa realizada pelo Itaú BBA, a geração Y (os Millennials) representa mais da metade da força de trabalho no país e até 2030 esse número crescerá para 70%. Por conta disso, o  modelo de trabalho acompanhará o DNA desta geração com uso intensivo de tecnologias, menor rigidez das horas diárias de trabalho, aumento da qualidade de vida e foco na otimização de resultados.

A nova era de trabalho quebra o paradigma de casa enquanto espaço unicamente de descanso. Desse modo, é importante separar tempo para lidar com demandas de trabalho e de outros setores da vida. As ferramentas tecnológicas para essa nova era já estão disponíveis no mercado, ainda que para alguns setores este modelo de trabalho seja inviável.

O momento pede a priorização da saúde dos funcionários, acompanhando as mudanças do mercado sem que a qualidade do trabalho seja afetada. Toda mudança requer aprendizados e trabalhar em casa não é diferente.

O aumento na produtividade, na qualidade de vida, a sustentabilidade e a mobilidade urbana estão entre os principais pontos de melhoria com a flexibilização da rotina de trabalho. Mesclar trabalho presencial e a distância deverá ser comum no cenário pós-pandemia.


Trabalhando com a equipe completa em modelo home office, para que compradores e vendedores do mundo inteiro desenvolvam negócios, a B2Brazil reforça sua política de segurança e privacidade. Para mais detalhes, acesse o link: https://b2brazil.com.br/privacy-policy.

marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar