Descubra: Por Que o Mel Brasileiro Está Conquistando o Mundo?

Mercado de Mel Brasileiro: Produção, Exportação e Oportunidades

Benefícios e Variedades do Mel Brasileiro

O mel é um alimento que possui diversos benefícios para todos nós, ele é rico em nutrientes, atua como agente antioxidante e é uma ótima fonte de energia. A produção apícola nacional vem ganhando cada vez mais forças e se beneficia também com o aumento da demanda externa.

Não são todas as flores que produzem néctar suficiente e indicado para produção de mel, e de acordo com o tipo de flor, muda a coloração do mel – mais claro (flor de laranjeira) e mais escuro (flor de eucalipto) – e sua viscosidade. Os tipos mais comuns de mel são os de Eucalipto, de Laranja, de Assa-peixe e Silvestre.

Etapas de Preparação do Mel

Antes de estar pronto para ser vendido, o mel passa por diferentes etapas: é filtrado, decantado e passa por uma análise de qualidade para verificar se houve algum tipo de mistura.

Exportação Brasileira de Mel: Um Mercado em Crescimento

Destaque Internacional e Ranking de Produção

O crescimento das exportações do agro brasileiro vai além da soja, das carnes, do açúcar, do café e do algodão. O mel e a cera de abelha, também têm contribuído para elevar as vendas externas do setor.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (cuja sigla em inglês é FAO), o Brasil ocupa a 11ª colocação do ranking dentre os maiores produtores de mel no mundo. Nas exportações, estamos na quinta colocação geral. A China e a Turquia se destacam como os maiores produtores e dentre os estados brasileiros, Piauí, Minas Gerais e Santa Catarina lideram o top 3 dentre os maiores exportadores. 

Consumo Nacional vs. Exportação

O baixo consumo do mel por parte dos brasileiros explica a grande participação do Brasil no mercado global, pois a produção não vendida no mercado interno é escoada para o exterior. Estima-se que o consumo médio anual de mel é de 240 gramas/ano por pessoa, enquanto no Brasil o consumo fica em torno de 60 gramas anuais por pessoa.

E você, quer começar a exportar, mas acha que pelo porte da sua empresa esse processo não pode ser feito? Esqueça isso! A B2Brazil é especializada em internacionalização de pequenas e médias empresas que buscam no mercado internacional novas oportunidades de negócios. Clique aqui e confira o nosso artigo sobre a internacionalização de pequenas e médias empresas!

Aposta no Mel Orgânico: Saúde e Meio Ambiente em Pauta

A preocupação com a saúde e com o meio ambiente têm aumentado a busca por produtos orgânicos no Brasil e no mundo. Isso abre oportunidades para os apicultores, que podem investir na produção de um mel mais saudável, com todas as vitaminas e propriedades intactas.

Para ser considerado orgânico, o apiário deve estar localizado em uma área nativa ou de agricultura orgânica, e com todos os materiais utilizados devem ser orgânicos, como telhas, produtos de limpeza e ceras. Também, durante a extração e beneficiamento, os equipamentos precisam ser feitos de inox para evitar qualquer tipo de contaminação.

Desafios e Oportunidades para o Mel Brasileiro

Valorização e Diversificação da Produção

Apesar do bom desempenho do setor, novos investimentos devem ser feitos para atingir mercados com maior poder econômico, melhorando a qualidade do produto, agregando valor ao mel e diversificando a produção (própolis, pólen). A diferenciação do mel brasileiro através de pesquisas científicas sobre os benefícios na saúde que os vários tipos de méis produzidos no Brasil podem ter, poderiam fazer nosso mel deixar de ser vendido com base somente nas características físico-químicas para ser comercializado como alimento funcional.

Qualidade e Sustentabilidade: Atendendo às Exigências Globais

Com a preocupação mundial em relação a contaminação de produtos, todos os elos da cadeia produtiva devem ficar atentos às exigências dos mercados consumidores com relação à qualidade, permitindo um aumento da produção de forma sustentável.

B2Brazil: Seu Portal para o Comércio Internacional

Se sua empresa produz mel e tem interesse em participar do comércio internacional, não deixe de falar com nossa equipe. Nossa plataforma conta com ferramentas essenciais para as empresas que desejam se internacionalizar. Conheça mais sobre a B2Brazil e registre-se grátis hoje mesmo!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: