A Revolução Digital no Mercado de Câmbio: Entenda os Desafios e Oportunidades

post

O avanço tecnológico das últimas décadas vem estimulando o desenvolvimento de vários setores da economia e que fazem parte do nosso dia a dia. As criações e soluções tecnológicas estão nas mais diversas áreas de produtos e serviços, proporcionando o aumento da eficiência dos serviços com a migração para o digital, e é claro que com o mercado cambial não seria diferente. Hoje você irá entender um pouco mais sobre o funcionamento do mercado de câmbio, suas atualizações e principais desafios!

Para entender os principais conceitos de “câmbio na exportação”, clique aqui, confira o nosso artigo e descubra a sua importância para o Comércio Exterior!

A digitalização da rotina humana está diminuindo distâncias, otimizando o tempo e facilitando operações. Pouco a pouco estamos assistindo o desaparecimento do dinheiro em espécie, que vem sendo substituído pelos cartões e aplicativos de pagamentos e transferências, e é claro que as diversas instituições financeiras já estão se adaptando para a nova realidade. Existem diversos serviços financeiros digitais que vem sendo cada vez mais utilizados, trazendo soluções criativas e fáceis para os usuários.

Como a tecnologia está impactando o mercado de câmbio e quais os agentes autorizados a atuar nesse mercado?

Conforme citamos anteriormente, o mercado de câmbio também vem sendo impactado positivamente pelo avanço tecnológico e é claro que a Câmbio Mais está acompanhando esse desenvolvimento e criando soluções cada vez mais ágeis, simples e seguras para que você realize seus pagamentos e recebimentos internacionais de forma muito mais eficiente.

Clique aqui para conhecer a Câmbio Mais, a melhor solução em câmbio, e conte conosco para facilitar o dia a dia das suas importações e exportações!

Para evitar fraudes e golpes, é importante se atentar que o mercado de câmbio no Brasil é regido pelo Banco Central, que valida as operações e apenas agentes cambiais são permitidos a atuarem nesse mercado, fora isso, há o crime de evasão de divisas. Os agentes autorizados pelo Banco Central são corretoras, bancos, agências de viagem, entre outros. Esse mercado é essencial para o mundo contemporâneo pois possibilita o comércio e viagens internacionais além da movimentação do capital estrangeiro para fins de investimentos, dentre outros.

Além de oferecer soluções em câmbio, com a Câmbio Mais, a B2B atua nas outras vertentes do Comércio Exterior, com soluções que irão garantir a segurança do início ao fim das suas operações internacionais. Quer saber as principais vantagens de contratar a B2Brazil e quais serviços podemos oferecer para alavancar o crescimento da sua empresa? Clique aqui e saiba mais!

Variação cambial - como funciona?

Para exercer essas atividades, existe uma taxa cambial que impacta diretamente as atividades de importação e exportação de produtos e serviços.

A taxa cambial varia de acordo com a valorização da moeda estrangeira em questão. Como as moedas de diversos países não possuem o mesmo valor, essa taxa tende a variar para mais ou para menos. De maneira simplificada, a taxa cambial é o quanto a moeda estrangeira vale em relação à moeda doméstica, por isso, é normal ouvirmos falar frases como “o dólar caiu” ou “o euro subiu”, indicando a valorização ou desvalorização de determinada moeda estrangeira frente ao real.

Quer saber mais sobre como esse “sobe e desce” das moedas pode impactar os seus negócios internacionais? Clique aqui e confira o nosso artigo!

As operações de câmbio podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. Tais operações incluem pagamentos e recebimentos de moedas estrangeiras, transferências entre países e investimentos.

Note que o mercado pode ser dividido em dois níveis:

  • O primário: conhecido por nós e mais comum, onde há a transações financeiras feitas por importações, exportações e viagens;
  • O secundário: mais complexo e menos comum no nosso dia a dia, esse mercado lida com as transações interbancárias, ou seja, bancos domésticos negociam e fazem a troca de capital.

O mercado de câmbio possui grande volume e liquidez e precisa atender às necessidades de usuários de todo o mundo, assim, o o crescimento e desenvolvimento da tecnologia, a velocidade e facilidade das transações deve impulsionar a eficiência dessas transações.

Para facilitar ainda mais as operações de negócios do Brasil com o mundo, com taxas competitivas e atendimento consultivo, é o complemento ao suporte e ferramentas oferecidos para a promoção de empresas brasileiras no mercado internacional.

Chega de perder tempo, dinheiro e pagar taxas absurdas! Conte com o Câmbio Mais e garanta soluções de Câmbio completas para o seu negócio!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: