Modalidades de pagamento: Quais são as mais utilizadas no mercado internacional?

O pagamento é o momento de grande importância em todos os negócios e no comércio exterior existem algumas modalidades de pagamento disponíveis para quem importa ou exporta. Cada uma apresenta vantagens e desvantagens e precisa ser avaliada sob diversos aspectos.

Dentro do comércio internacional são necessárias diversas precauções em razão da distância, variações monetárias, diferenças entre os mercados e leis. Além disso, a escolha da modalidade ideal irá depender do valor da transação, regras cambiais, custo operacional, agilidade com a documentação e a confiança existente entre as partes envolvidas na negociação.

É importante enfatizar a influência do câmbio na transação, ou seja, dependendo da moeda em que os pagamentos serão efetuados a lucratividade da operação pode apresentar variações.

As modalidades mais comuns de pagamentos internacionais são a remessa sem saque, carta de crédito, pagamento antecipado e cobrança documentária.

- Remessa sem saque
Nessa modalidade, o importador recebe a documentação do exportador, promove o desembaraço aduaneiro e, por fim, providencia o pagamento. Essa modalidade apresenta vantagens com relação a agilidade e a redução de despesas bancárias.

Contudo, apresenta riscos de extravio da documentação e o exportador corre o risco de não receber o pagamento. Assim, é uma modalidade que deve ser escolhida dependendo do grau de confiança entre os envolvidos.

- Carta de Crédito
A carta de crédito é uma das modalidades mais seguros no comércio internacional, pois oferece garantias para ambas as partes. 

O importador solicita o crédito em um banco, a existência desse crédito é notificada ao banco exportador que providencia o embarque da mercadoria de acordo com as condições emitidas na carta de crédito. Por fim, o exportador envia a documentação e quando estes documentos são conferidos o crédito é liberado para pagamento.

Assim, a carta de crédito é um compromisso de pagamento, por isso, é recomendada em transações nas quais o grau de confiança entre as partes ainda é baixo ou não foi estabelecido. 

Consultoria Internacional
Pensando em auxiliar as empresas que estão interessadas em se inserir no mercado internacional a B2Brazil criou o B2B Trade Center, um canal offline especializado em efetivar negócios para as pequenas e médias empresas. São oferecidas soluções referente a operação e logística, suporte comercial, FDA, entre outros. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer nossas soluções.

- Pagamento Antecipado
Nessa cobrança, o importador efetua o pagamento antes do exportador enviar o produto. Assim, o envio das divisas ocorre e após a confirmação deste crédito o exportador realiza o embarque da mercadoria e envio da documentação.

Essa modalidade é vantajosa para o exportador pois o importador assume os riscos, já que não há garantia de recebimento da mercadoria antes do pagamento. Por isso, a assinatura de um contrato entre importador e exportador é recomendada.

- Cobrança Documentária
Nesse caso, toda documentação de compra e venda é feita via banco. O exportador deve embarcar a mercadoria e enviar a documentação, já o importador faz o pagamento para retirar a documentação no banco e liberar a mercadoria na alfândega.

Esse processo acaba garantindo mais segurança em relação ao envio dos documentos e traz ao exportador a garantia de que a mercadoria só será entregue após o pagamento. A desvantagem são os custos com relação a taxas e inadimplência.

Oportunidades Internacionais
O B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios internacionais B2B, conectando mais de 200 mil empresas e oferecendo diferentes soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais.

Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: