Marketing digital como ferramenta de alavancar negócios

/ Por marketing

Thumbnail

Em um mundo cada vez mais digitalizado, é essencial que as empresas tenham presença online, pois essa é uma maneira simples e efetiva de se comunicar direta e frequentemente com o seu público-alvo. Sabemos que hoje os consumidores têm clareza do que desejam com essa relação, pois muito mais que um produto, eles querem uma experiência, e, nesse sentido, o marketing digital opera de forma essencial.  

O marketing digital é o caminho para fortalecer a imagem da empresa, ganhar visibilidade e gerar autoridade dentro do mercado, aumentando as vendas através desse relacionamento online com os clientes. Dessa forma, por meio da utilização das redes sociais e os canais de atendimento digitais, torna-se possível alavancar os seus negócios de forma a acompanhar e projetar resultados compartilhando ações que são desenvolvidas no dia-a-dia da empresa. 

A seguir, faremos uma pequena lista com os instrumentos básicos do marketing digital que podem ajudar a sua empresa a ser mais facilmente encontrada no digital, além de intensificar a percepção e relação que seus clientes têm do seu produto/serviço enquanto impulsiona positivamente a imagem da sua marca. 

 

Redes sociais e blogs 

Antes de investir e se aprofundar em uma rede social específica, primeiro analise o comportamento do seu público-alvo, saiba qual rede social os seus clientes mais usam, e levando isso em consideração qual a é melhor linguagem para se comunicar com eles e o tipo de conteúdo relacionado que eles acompanham. Em seguida, foque-se em desenvolver conteúdo que crie essa aproximação e interação com seus seguidores e consumidores de forma natural e contínua.

Além disso, é importante monitorar regularmente as redes sociais da sua empresa, visto que isso será muito útil para otimizar suas ações e trabalhar com os feedbacks. Lembre-se que é possível agendar publicações, avaliar seu engajamento, saber o que estão falando sobre a sua empresa e com isso entender ainda mais sobre o perfil dos seus seguidores de forma cada vez mais assertiva. Utilize as suas redes sociais para fidelizar clientes e projetar sua empresa!

Por fim, os blogs também podem ser utilizados para prospectar seus clientes e fortalecer a imagem da empresa. Uma boa dica é pensar em conteúdo para resolver os problemas que os seus seguidores enfrentam ou temas relacionados ao seu segmento de atuação, assim além de ser útil você deixa claro que é autoridade no assunto e está sempre atualizado sobre o que é relevante.  

 

Links patrocinados

Links patrocinados são, basicamente, anúncios da sua empresa em páginas da internet. Você paga por uma campanha onde você pode criar anúncios que divulgam a sua empresa e instigam os usuários a visitarem a sua página. O mais famoso deles é o sistema do Google Ads, que oferece diversos formatos de anúncios e irá mostrar sua empresa nas páginas de pesquisa conforme os termos relacionados à busca do usuário, em seus banners em sites parceiros, seus vídeos dentro e fora do youtube, além de oferecer o formato shopping e campanhas específicas para a divulgação e download de aplicativos. 

Para além do Google, existem outros serviços de anúncios dentro dos aplicativos de redes sociais, como o Facebook Ads, Twitter Ads e LinkedIn Ads. Por isso, é muito importante compreender em qual das redes se concentra o seu público para trabalhar uma campanha certeira. 

Os grandes benefícios desses criadores de anúncios são o aumento de reconhecimento da sua marca, assim como do tráfego na sua página, maior alcance, resultados e geração de clientes potenciais mais qualificados

 

E-mail marketing

O e-mail marketing é um ótima ferramenta para manter contato com o seus clientes, pois consiste na estratégia de disparo de e-mails para um determinado público dentro de uma base de contatos. Ele pode ser usado para divulgar informações relevantes sobre a sua empresa, propagar ofertas interessantes dos seus produtos e estreitar laços com os compradores. 

Mas, tenha cuidado! Para que um e-mail marketing funcione corretamente e tenha verdadeiros resultados, é crucial criar um conteúdo alinhado com o perfil da base de contatos, pois chamar a atenção dos remetentes e apresentar informações que são relevantes para eles deve ser o básico. Logo, pense em como mandar a mensagem de forma adequada, direta e instigante. Se não, você corre o risco de parar na caixa de spam ou ser taxado como um. 


 

Google Analytics 

O Analytics, em português Análises, permite que você analise os dados do seu site, como o número de visitas, suas origens, o tempo que o usuário fica nas suas páginas e o retorno sobre o investimento da sua empresa. As redes sociais oferecem de forma integrada alguns relatórios para detalhar o perfil e comportamento dos seguidores, o que também é muito útil e deve ser acompanhado constantemente. Portanto, essa ferramenta é muito útil para analisar seus resultados, montar e repensar estratégias de engajamento do seu público


 

Search Engine Optimization (SEO)

Traduzindo literalmente, SEO significa otimização para mecanismos de busca. Diferente do tráfego e reconhecimento que os anúncios pagos podem trazer, essa melhoria contínua faz com que suas páginas tenham relevância de forma gratuita. 

Essa ferramenta condensa várias técnicas que auxiliam o seu site a entrar para o ranking orgânico das plataformas de busca e, consequentemente, a ter um bom posicionamento, visualização e tráfego, uma vez que, em geral, quando fazem buscas os internautas tendem a clicar nos primeiros resultados na primeira página. Nesse sentido,  lembre-se de criar uma rotina de atualização do conteúdo do seu site, com temas relevantes, palavras-chaves adequadas e um título chamativo.


 

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)

O CMS é uma ferramenta que, além de ajudar no gerenciamento de sites, pode ser muito útil para plataformas demarketplace B2B. Por meio do Sistema de Gerenciamento de Conteúdos é viável editar textos e códigos da página, monitorar comentários, criar publicações, editar postagens e instalar extensões que melhoram a experiência do usuário no site.



 

Como visto, existem muitas possibilidades para o seu negócio, pois, estar na internet, não só é essencial para a relação com seu cliente, como também pode trazer inúmeros benefícios comerciais ao seu negócio. Desenvolver uma estratégia certeira é o caminho para obter bons frutos. 

Se você deseja que sua empresa seja vista nas primeiras posições do Google, nós da B2Brazil temos a solução! Somos parceiros do Google e temos uma equipe preparada e certificada para te ajudar a desenvolver uma estratégia assertiva e rentável.

Entre em contato conosco!  https://b2brazil.com.br/  

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar