LEADS

/ Por marketing

Thumbnail

O mercado muda constantemente e o comportamento do consumidor também, mudando sua forma de comprar. Sendo assim, os pequenos e médios empresários, ou os executivos de vendas das PMEs, precisam conhecer novas maneiras de conquistar clientes.

O que são Leads
Gerar leads é uma estratégia de extrema importância para a sua empresa ter sucesso com o marketing digital.

No marketing digital um lead é um potencial cliente, que demonstrou interesse em seu produto ou serviço. A pessoa chegou até seu site através de alguma interação e informou seus dados, que serão utilizados para guiá-lo pelo funil de vendas.

Esse consumidor estava buscando saber sobre algum tema ou produto/ serviço e chegou até sua empresa. E deixou seus dados para saber mais.

O lead também pode ser alguém com quem sua empresa já fez algum contato anteriormente.

Em resumo, um lead é uma oportunidade de negócio, e ele pode fazer parte de uma lista para alguma ação.

Lead qualificado
Consideramos um lead qualificado quando o usuário já mostrou que está buscando uma solução para seu problema, que pode ser estar buscar um produto para uma determinada demanda, por exemplo. É alguém que está no momento de compra.

Saber identificar os leads qualificados permitirá que sua equipe leve-o até a compra de forma mais eficaz e assertiva.

A importância do Lead
Os clientes, sejam B2B ou consumidor final, fazem buscas e comparações antes de efetivar uma compra.

Ao identificar um lead e captá-lo através da geração de conteúdos, por exemplo, é mais fácil saber o que ele está buscando, mostrar que tem autoridade naquele segmento e que pode oferecer uma solução efetiva para o que ele busca.

Com a geração de leads, sua empresa aumenta as oportunidades de novos clientes e conduzi-los em sua jornada de compra de maneira que ele confie e se sinta satisfeito.

A jornada de compra 
Existem estudos que mostram que menos de 5% das pessoas que chegam até seu site estão prontos para comprar.

Primeiro ele está pesquisando sobre um determinado tema. Depois ele percebe suas reais necessidades e identifica que tem um problema ou demanda. Então ele cogita sua empresa para oferecer a solução que precisa. E, finalmente, conclui a compra. Alguns comportamentos se repetem.

Como avançar com um lead
É muito importante definir o perfil de cliente de sua empresa, conhecido como persona.

A partir disso, gerar conteúdos que mostrem que você tem conhecimento e experiência para realmente ajudar, “alimentando” com informações relevantes.

Ao saber o que o potencial cliente está buscando, conhecendo seu perfil, suas dores e necessidades, fica mais fácil saber como abordá-lo e o que oferecer, com emails, chamadas e reuniões.

A geração de leads e as pequenas e médias empresas
Gerar conteúdo e captar leads é uma estratégia com foco em resultados e de baixo investimento.

Sabemos que as pequenas e médias empresas não costumam ter um alto valor para investir em estratégias de marketing e divulgação e tem uma especial necessidade de retorno, portanto a estratégia de geração de leads faz muito sentido.

Além de mostrar seu produto, é possível “educar” seu cliente em relação à sua necessidade e facilitar o trabalho do time de vendas, aumentando as chances de conversão e fidelização.


Trabalhar com os leads gerados de forma consistente e através dos diferentes canais, como emails, redes sociais e whatsapp, pode ajudar muito a diagnosticar e entender o momento do contato, atuando como um consultor, com uma oferta que resolva as “dores” do cliente. A venda vem como uma consequencia, natural do processo.

Como já falamos, é um funil. Quanto mais visitantes em seu site, mais oportunidades de captar contatos, ou leads. E quanto mais leads, e quanto mais leads qualificados, mais chances de efetivar uma venda.

Na B2Brazil, a maior plataforma para negócios B2B da América Latina, sua empresa tem um hotsite em 4 idiomas (português, espanhol, inglês e mandarim), onde inclui informações sobre a empresa e produtos, e pode ser encontrada por toda nossa base de compradores internacionais, além de buscas orgânicas.

Cadastre-se gratuitamente: https://b2brazil.com.br/

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar