Importância do Comércio Exterior no Brasil

No jogo de oferta e demanda, o Comércio Internacional surge para atender aos interesses de cada nação, pois em um mundo com distintas realidades geográficas, políticas e econômicas, cada país possui um bem para comercializar ou para demandar de outro país.

No caso brasileiro, a agroindústria, o setor de serviços e industrial são os pontos fortes que contribuem para a relevância no mercado internacional, e ainda, o crescimento econômico e no PIB deste ano, até agora estimado em 3%. 


A EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR PARA O BRASIL

O Brasil sofreu grandes entraves para exercer negociações internacionais com eficácia e relevância. Há um século, o país exportava Pau Brasil para as colônias portuguesas sem o apoio de tecnologia como hoje se vê. 

No final da década de 20, produtores de café sentiram os prejuízos fortemente causados pela quebra da bolsa de Nova Iorque, mesmo sendo responsável por 70% de toda exportação do país, o governo foi forçado a optar pela destruição de milhões de sacas e prejudicando o comércio exterior do país naquele período.

Até os anos 60 o país tinha produção restrita à exportação de produtos primários, e posteriormente outros produtos ganharam destaque, como cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios (principalmente ferro e manganês).

Neste período, produtos industrializados e semimanufaturados, correspondiam à apenas 5% do total das exportações do país, em 2005 essa categoria de produção já representava 60% de todo comércio exterior do Brasil, que indica e evidência os avanços econômicos provocados pela modernização do setor industrial.

 

OS DESAFIOS DO CENÁRIO ATUAL

O Brasil enquanto organização destoa do resto do mundo, pois a exemplo as econômicas integrantes do G8, grupo das oito economias mais potentes do mundo, administram o comércio exterior através de um ministério exclusivo para os assuntos do mercado internacional. No Brasil, são vários órgãos e secretarias que atuam em sua administração, não havendo uma pasta ministerial exclusiva no país para lidar com os assuntos do comércio exterior.

Ainda assim, em 2020, o Brasil obteve US $209,921 bilhões em exportações e US $158,926 bilhões em importações, com superávit da balança comercial brasileira. Os resultados obtidos reafirmam a importância do setor de commodities no Comércio Exterior Brasileiro.

Um famoso exemplo são as BigTechs - empresas com serviços tecnológicos - e que, neste caso, possuem unidades em distintos países. Isso é um exemplo de que o comércio internacional demanda grande capacidade diplomática e gerenciamento econômico interno. 


O CAMINHO MAIS SEGURO

Parcerias internacionais definem o quão inserido seu negócio está no Comércio Exterior. Da mesma forma, para obter sucesso no seu segmento, fechar novas parcerias é imprescindível. Por isso, faça parte da plataforma que conta com mais de 170 mil empresas nacionais e internacionais e te garante a comodidade de estar em contato com parceiros potenciais para o seu negócio!

Cadastre-se na B2Brazil  hoje mesmo e leve seu negócio ao próximo nível.

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: