Governo Federal zerou tarifas de importação para centenas de produtos

O Governo Federal já havia anunciado anteriormente sobre zerar as tarifas sobre medicamentos para tratamento de cancêr e AIDS. Nessa terça-feira 17/09 o presidente publicou em suas redes sociais sobre novos produtos e equipamentos que também teriam tarifas zeradas para importação, são em média 498 produtos do mercado externo que poderão ser trazidos para o mercado doméstico. Um dos objetivos do governo é atrair investimentos externos. 

A lista inclui desde equipamentos usados em exames oftalmológicos a misturadores de sorvete, passando por bombas hidráulicas, caldeiras e outras máquinas utilizadas na indústria em geral. A medida entre em vigor em dois dias úteis e é válida até 2021.O corte de impostos faz parte do chamado regime de ex-tarifários, que consiste em uma redução temporária das alíquotas de importação definidas pelo Mercosul de bens de capita e bens de informática que não são produzidos no país. Hoje, esses bens são tributados em cerca de 14%, segundo o Ministério da Economia.

Nos últimos meses, a pasta tem promovido cortes desse tipo periodicamente. A última vez foi no fim de agosto, quando 370 itens foram beneficiados pela isenção. De acordo com o ministério, mais de 8 mil produtos já haviam sido incluídos no regime até aquele mês. Com a nova portaria editada nesta terça-feira, esse número sobe para perto de 9 mil produtos.A publicação da portaria foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, pelas redes sociais. Na postagem, Bolsonaro destacou que o governo já havia zerado as tarifas que incidiam sobre medicamentos para câncer e AIDS. O Ministério da Economia afirma que não há como ter uma previsão sobre quantos novos produtos terão alíquota zerada no futuro, porque esse processo depende do pedido das empresas.

 

 

Fonte: InfoMoney

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: