Dicas de negociação no Comércio Internacional

O sucesso das negociações transformam as barreiras em pontes e encurtam os caminhos do Brasil para o exterior de forma eficaz. Não há uma cartilha com as regras do sucesso, mas há sem dúvidas formas de se preparar para garantir um melhor desempenho, com objetividade e postura profissional. Um bom ponto de partida é considerar pontos relevantes a cultura local, portanto, religião, linguagem, valores, costumes, educação e história devem ser estudados, e é fundamental estar preparado para negociar taxas, preços e prazos com seus clientes e fornecedor de maneira respeitosa e assertiva. 

Saber conduzir negociações com parceiros internacionais pode trazer uma série de vantagens a sua empresa, como redução de custos, além de construir uma imagem positiva da empresa no exterior. Os países asiáticos, por exemplo, valorizam o relacionamento a longo prazo. Ou seja, nem sempre será possível a conclusão de uma negociação de forma imediata, mas sendo a transação for positiva, há chances de estender-se por muito tempo.

Para obter êxito com parceiros estrangeiros, confira 5 pontos essenciais para estruturar suas negociações no Comércio Internacional

 

  1. ORÇAMENTO 

Para articular suas demandas com o potencial parceiro, você precisa conhecer detalhadamente o seu planejamento financeiro. Para isso, considere três fatores imprescindíveis:  o preço do seu serviço, o valor agregado e a taxa de câmbio. 

 

  1. AUTORIDADE NO EXTERIOR

O Comércio Internacional exige experiência para a boa penetração do produto/serviço ofertado. Logo, entenda que para obter melhores resultados muitos erros serão cometidos ao longo do caminho, mesmo que tente evitá-los faz parte da trajetória internacional da sua marca. Se sua estrutura ainda não está completamente preparada para essa atuação conheça a Solução Comex que te garante todo o know how necessário para atuar de maneira proveitosa e rentável, sem cair em armadilhas. Assim, você poderá ter êxito e autoridade da sua marca fora do país que é um processo árduo e que leva tempo, mas com o qual você estará completamente respaldado.

 

  1. DIFERENÇA CULTURAL 

Uma dica simples, mas fundamental. Ao lidar com o mercado exterior, você lidará com outras culturas e, por consequência, posturas distintas da que já vivenciou em reuniões de parcerias ou outros momentos-chave na sua área de atuação. A primeira dica é ouvir e respeitar as diversas opiniões originadas desse choque cultural. A segunda dica, é se preparar para flexibilizar o seu produto para um país diferente - seja na marca, adaptação de marketing ou estratégia logística. A cultura deve ser considerada na hora de atuar no Comércio Internacional. 

 

  1. TRANSPARÊNCIA 

Entendido que a sua empresa está iniciando a exportação ou importação, a autoridade da marca não será dada do dia para a noite. Portanto, invista na transparência quanto a operação de ponta a ponta do seu produto/serviço. O envio de amostras e  documentos, por exemplo, como pode prever o acordo não deve ser visto apenas como obrigatório, mas uma forma de comprovar ao cliente internacional que os produtos da sua empresa tem qualidade, seriedade e merece maiores chances de crescer no segmento. 

 

  1. VALORES

Para não cometer o erro de mirar em parcerias que não condizem com os princípios e metas do seu negócio, relembre qual o cenário para a sua empresa a médio e longo prazo. Os pontos abaixo vão te ajudar nesse quesito:

  • Missão e valores;

  • Segmento de mercado;

  • Faturamento anual;

Esses fatores trarão maior conhecimento da empresa que está em contato e se o objetivo e visão de mercado que ambas possuem estão em consonância. Isso pode ser determinante para resultados positivos, além de evitar desalinhamento e dores de cabeça, sobretudo, para parceiros internacionais de longo prazo. 

 

Somos a plataforma que é o ponto de negociação e novas parcerias internacionais diariamente. Hoje, a B2Brazil conta com mais de 170 mil empresas nacionais e internacionais cadastradas. Oferecemos suporte para a sua empresa atingir outros países e ganhar notoriedade nacionalmente.

Conheça todas as soluções que temos para o seu negócio

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: