Crescer com sustentabilidade: Como e porque

post

Hoje o significado da palavra não está relacionado a meio ambiente e sim a sustentação, visto que toda empresa busca crescer com estabilidade. No texto de hoje, vamos mostrar 5 importantes ações para atingir o crescimento sustentável do seu negócio, pois executando da forma correta todos os negócios têm potencial de atingi-lo, mas para não sucumbir nessa jornada é preciso aplicar um planejamento certeiro e flexível para adequar-se e destacar-se no mercado.

1 - ENTENDA A SUA REALIDADE 
Primeiramente, é preciso saber claramente onde você está e onde quer chegar. Para isso, conheça a situação empresarial por meio de uma análise estratégica - a exemplo da Matriz SWOT, que traz à tona: Oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. As duas primeiras remetem ao ambiente externo.

No aspecto Oportunidades levante as sazonalidades que favorecem seu negócio e investigue todos os eventos que ocorrerão nos próximos anos na região em que a empresa atua. Isso inclui possibilidade de ações que lembrem seu cliente da possibilidade de antecipação de compras em maior quantidade, além de parcerias.

Por exemplo: esse ano ocorrerá a Olimpíada de Tóquio e isso pode dar maior visibilidade para o setor de materiais esportivos e fabricantes de materiais exclusivos a modalidades que estarão presentes no evento. A dica aqui é: estude os futuros acontecimentos em escala local e global para programar alguma ação favorável para o seu negócio.

Outro aspecto do ambiente externo são as ameaças. Isso inclui todos os acontecimentos que podem dificultar ou prejudicar a boa performance durante determinado período. Com mais experiência, você passa a conhecer os melhores momentos para o fluxo de caixa da sua empresa e também os piores. Logo, utilize suas forças para reduzir danos gerados nos períodos de baixa. 

  



Agora vamos investigar o ambiente interno: Fraquezas e forças. 

Atentar-se às fraquezas é o ponto de partida para o desenvolvimento constante. Ter um negócio com resultados crescentes somente é possível com projeções objetivas e reais, e para tal é imprescindível ter no radar os custos mais altos que o seu negócio possui e principalmente todas as características que frente ao que a concorrência pratica não está tão bem desenvolvida no seu negócio. Seja o maior crítico do seu negócio, de forma construtiva são essas ações que diferem os sonhadores dos conquistadores.

Na prática, suas forças remetem aos seus melhores recursos, engajamento com os clientes, a localização geográfica do seu negócio (e a forma como sua empresa se coloca no meio digital). Ou seja, são todos os fatores que estão no seu controle e consegue decidir se permanecerá com eles ou não. Agora, para levar seu negócio a um próximo nível é importante reconhecer o diferencial do seu serviço frente à concorrência, além de destacá-lo em sua comunicação e entregando sempre o padrão de qualidade que lhe é característico.

2 - GERENCIE SEUS DADOS
Feito o passo anterior, é hora de tomar conhecimento do desempenho da sua equipe detalhadamente. Gerenciar dados te ajudará a ver o cenário de forma clara, além de possibilitar acompanhar as metas de cada área e facilitar a correção de possíveis entraves rumo a um crescimento sustentável. 

3 - FLEXIBILIDADE 
Estar aberto à inovação é uma postura fundamental, pois adaptações contribuem na manutenção de uma empresa de alto nível. A adoção de novas ferramentas é útil para evitar retrabalhos e aumentar a produtividade. Flexibilidade também implica na aplicação de novas ideias para otimizar toda a cadeia produtiva. Para tanto, esteja aberto às opiniões da sua equipe quanto a melhores estratégias de abordagem na gestão e às mudanças promovidas pela concorrência para uma adequação assertiva as tendências. 

Da mesma forma, saiba o impacto social que seu negócio pode realizar. Pesquise ações para a implementação da política verde que além de tornar o impacto do negócio positivo para todos, mostra o comprometimento da empresa com o planeta.

4 - INVISTA NA SUA EQUIPE 
Por último e igualmente importante é o investimento no seu time. Como ninguém consegue ir longe e alcançar crescimento sustentável sozinho, saiba como você pode melhorar os resultados de cada área. Para fazer isso, não economize em capacitações internas, sistema de motivações e defenda o aprendizado entre os colaboradores. Como líder, você deve conhecer os pontos bons e a serem desenvolvidos de cada integrante, pois com isso pode agir em prol do desenvolvimento profissional de cada colaborador, o que influencia diretamente na expansão do seu negócio. 

5- PARCERIAS DE FORMA PRÁTICA 
Tão importante quanto a decisão de abrir uma empresa é investir para o crescimento do seu negócio. E nunca é cedo demais para se preparar e melhor se colocar no mercado internacional. Para que sua empresa tenha parcerias e oportunidades com o mundo, escolha um parceiro que a é a maior plataforma para negócios b2b da América Latina, onde milhares de negócios são fechados com as melhores condições na exportação todos os dias.

Cadastre-se na B2Brazil, conheça nossas soluções para o seu negócio e alcance o patamar que você merece! 

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: