Como minimizar riscos e vender seus produtos para o exterior.

Pequenas empresas no Comércio Exterior

Estima-se que as pequenas empresas são responsáveis por aproximadamente 1% das exportações brasileiras, sendo a falta de conhecimento em legislação aduaneira um dos principais motivos para essa baixa taxa de participação, visto que muitas empresas possuem produtos com potencial de exportação, porém deixam de exportar e vender ainda mais por não conhecerem de fato como funcionam as principais etapas dessas operações.

Um dos principais objetivos da B2Brazil, que já vem sendo realizado há anos, é desenvolver essas pequenas e médias empresas dando todo o suporte necessário para que consigam exportar e se desenvolver externamente. E fique tranquilo que não tem nenhum mistério nas exportações, apesar das diversas legislações envolvidas que garantem a legalidade e segurança das transações.

Aqui no B2B Academy, possuímos cursos voltados para pessoas iniciantes no comércio exterior. Confira aqui!

Não abandone o mercado interno!

Uma dica muito importante é avaliar as finanças da sua empresa e prever um estoque suficiente para abastecer o mercado interno e conseguir exportar. O ex-diretor de negócios da Apex-Brasil, André Marcos Favero disse, inclusive: “a exportação não pode prejudicar o fornecimento para compradores no mercado interno. A ideia é complementar o mercado nacional, o que pode significar dobrar a produção ou até abrir um novo turno em uma fábrica, por exemplo”.

Legislações externas e adaptação de rótulo e embalagem

Além do aumento na produção para garantir estoque suficiente para o mercado brasileiro e o internacional, muitas vezes é preciso fazer adaptações no produto para que cheguem ao destino de acordo com a legislação vigente. Muitos produtos exigem, por exemplo, a tradução no rótulo, algum selo e podem haver também proibições diferentes do Brasil, visto que isso varia de acordo com as agências regulatórias locais. Sendo assim, ser flexível na hora de atender o mercado externo é essencial para conseguir levar o seu produto para diversos países pelo mundo.

Aqui no B2Brazil, por meio do B2B Trade Center, possuímos serviços para regulamentação de FDA para empresas que trabalhem com alimentos, bebidas não-alcoólicas, medicamentos, equipamentos médicos ou cosméticos e também do TTB para empresas que trabalhem com produtos alcoólicos ou de tabaco. Nós também fornecemos serviços de adaptações de rótulo para as empresas que precisam se adaptar para a legislação dos Estados Unidos.

Para saber mais sobre esses serviços, entre em contato com a nossa equipe!

Materiais multi-idiomas e preços em dólar

Outra dica muito importante que irá te ajudar a garantir sucesso com o importador desde o primeiro contato é a apresentação dos seus materiais no idioma local e os preços em dólares, não se esquecendo de fazer a conversão da moeda considerando como os concorrentes precificam e se há competitividade.

No B2B Academy possuímos cursos de formação de preço para exportação, além de cursos de inglês e espanhol para comex que podem ajudar sua empresa nessa tarefa.

Plataforma Online

Por fim, sua empresa precisa se tornar conhecida no mercado internacional. Para isso, a plataforma do B2Brazil pode servir como uma vitrine para sua empresa!

Com um cadastro gratuito, você pode inserir as informações da sua empresa e de até 5 produtos. Após isso, é gerado um hotsite em 4 idiomas que você pode utilizar para apresentar sua empresa ao mundo, além de passar a receber pedidos de cotação de importadores interessados no seu produto.

Não perca tempo e faça parte dessa rede que conta hoje com mais de 200 mil empresas de todo o mundo!

Cadastre-se já!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: