Como micro e pequenas empresas podem exportar?

/ Por marketing

Thumbnail

Exportar pode parecer um grande desafio principalmente para micro e pequenas empresas, mas com o avanço da tecnologia esse processo é cada vez mais acessível. De qualquer forma, exportar exige muito estudo e planejamento para entender as necessidades e se preparar.

Desde já, é importante saber que existem duas formas para sua empresa começar a exportar: direta ou indiretamente. Nesse artigo explicaremos cada uma delas para te ajudar a decidir qual a melhor opção para sua empresa. 

Exportação direta
No caso da exportação direta, a sua empresa é totalmente responsável por todos os processos que vão desde a fabricação, exportação, pagamento e transporte do seu produto sem que haja a interferência de um intermediário. Nesse caso, é essencial que sua empresa tenha uma equipe voltada exclusivamente para o comércio exterior com funcionários capacitados em: 

  • Pesquisa de mercado: conhecer a demanda dos seu produto mundo afora é essencial;
  • Negociações: sua empresa será responsável por negociar com os compradores internacionais;
  • Documentos: são diversos os necessários, além de entender as especificidades de cada país;
  • Embalagens: alguns países exigem algumas especificações nas embalagens de alguns produtos. É importante conhecer para se adequar ao seu mercado alvo;
  • Transporte: sua empresa será responsável pelo envio do produto até o país de destino.


Outro ponto importante é que você deve saber como precificar seus produtos para que a exportação seja lucrativa para sua empresa. Neste artigo, damos algumas dicas sobre como precificar seus produtos visando o lucro para sua empresa. 

As principais vantagens desse tipo de exportação são:

  • maior reconhecimento da sua marca internacionalmente;
  • mais autonomia para sua empresa na busca de parceiros e nas estratégias;
  • controle das vendas e dos contatos com seus clientes;
  • maior chance de lucro no longo prazo, já que não existem intermediários a pagar. 


Porém, ainda existem riscos nessa negociação, o custo é mais alto pela necessidade de investir em uma equipe qualificada e em todo o processo logístico e o processo pode ser mais demorado que quando feito por um especialista em comércio exterior. 


Exportação Indireta
Para exportar de forma indireta, você pode contratar os serviços de um intermediário nas negociações, que podem ser um consórcio de exportadores que atuam na área do seu produto, uma trading company (empresa especializada em importação e exportação) ou através de empresas comerciais que atuem no mercado do país que você quer exportar. 

Os principais benefícios são:

  • a agilidade e rapidez, já que não é preciso preparar uma equipe e todo o conhecimento e experiência;
  • um menor investimento no curto prazo, já que você não precisará montar um time, fazer análise de mercado, investir em marketing, participar de feiras e rodadas de negócios;
  • poder falar com empresas no seu idioma, seu horário e cultura.


No entanto, sua empresa perde a oportunidade de conhecer mais o mercado, de internacionalização da marca e de maiores lucros por pagar um intermediário (riscos menores porém retornos provavelmente menores).

Conhecer sobre os tipos de exportação é fundamental para as empresas que querem operar no mercado internacional, já que a decisão por um ou outro tipo pode fazer grande diferença no resultado para sua empresa, dependendo do momento em que estiver.

Solução Comex
Além de oferecer diversas soluções simplificadas para empresas que querem exportar, a B2Brazil desenvolveu a Solução Comex 4.0. Através desta solução exclusiva, sua empresa pode expandir os negócios internacionais com um modelo que une estratégias online e offline, com uma equipe multidisciplinar dedicada e com acesso completo ao maior portal B2B da América Latina.

Conte com uma equipe de especialistas para planejar e trabalhar nas melhores estratégias para que sua empresa tenha sucesso nas exportações, de forma 100% personalizada para seu negócio e necessidades. 

Acesse agora: Solução Comex 4.0 e saiba mais!

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar