Como estruturar seu operacional para o comércio exterior

Antes de iniciar processos e as negociações, para um bom desempenho, é preciso reunir conhecimentos amplos sobre as adequações necessárias na estrutura da sua empresa.

Lembre-se que, ao aliar ferramentas adequadas à eficiência operacional, vai haver mais segurança para administrar as tarefas do cotidiano e para extrair da equipe o máximo potencial possível e elevar os resultados ao próximo nível.

Abaixo, apresentamos os principais passos para que o seu operacional fique de fato pronto para a atuação no Comércio Exterior. 

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 

Estratégia é sinônimo de cautela no mundo dos negócios e no caso das transações internacionais, que podem ser complexas e onerosas, a necessidade de planejar é ainda maior. Afinal, qualquer erro estratégico pode comprometer a operação.

Compreender as metas a curto e médio prazo deve ser pré-requisito para a empresa, pois isso direciona ao que atinge o resultado correto, além de contribuir para a evolução e alcance do sucesso do seu negócio. 
 

CONHEÇA O SEU SEGMENTO 

Para obter êxito na atuação no Comércio Exterior, é muito importante manter-se atualizado sobre os requisitos para o mercado e o seu segmento em especial. Isso ampliará seu conhecimento na área e torna mais simples o gerenciamento de processos operacionais. Mantenha como parte da sua rotina o acompanhamento às últimas notícias sobre licenciamentos, termos, tarifas e regimes aduaneiros especiais e dos órgãos oficiais, como a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e o Ministério da Economia. 

 

MONTE SUA EQUIPE 

Busque profissionais capazes de lidar com os desafios rotineiros que o segmento demanda, como fluência em línguas estrangeiras, alta capacidade analítica e facilidade em lidar com imprevistos, ciente de que o mundo do Comércio Exterior requer dinamismo e logo colaboradores flexíveis e conhecimento técnico nos trâmites de despacho aduaneiro. Você sabia ser possível começar a operação da sua empresa com uma equipe eficiente e completa? Conheça a Solução Comex e descubra como a nossa solução exclusiva que alia know how, tecnologia e marketing vai expandir seus negócios internacionais.

 

GESTÃO DE DADOS 

As operações em Comércio Exterior implicam grande demanda em processos burocráticos, logo, padronizar procedimentos, centralizar informações e garantir a credibilidade dos dados (seja na interação com o governo, seja no contato com o cliente), é primordial e possível alavancar os resultados da área. Por isso, pesquise a possibilidade de introduzir automação em processos mais complexos para gerar mais eficácia ao operacional da sua equipe de Comércio Exterior ganhando assim mais tempo e controle sobre os trâmites e negociações vigentes.

 

OBTENHA NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO 

Para crescer no mercado internacional é imprescindível que seu negócio se destaque. Faça parte da B2Brazil, a maior plataforma de negócios da América Latina. São mais de 170 mil empresas nacionais e estrangeiras fazendo negócios com o mundo todo 24 horas, 7 dias por semana.

Acesse https://b2brazil.com.br/ e saiba como o sucesso no comércio exterior pode ser acessível para sua empresa!


 

 

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: