Margem de Lucro Descomplicada: Como Calcular e Otimizar para o Sucesso no Comércio Internacional

post

Ter controle sobre a margem de lucro garante o entendimento do quão rentável o negócio será a longo prazo e permite ações estratégicas sobre cortes ou adição de custos para agregar valor ao modelo de negócio da sua empresa.

Quando se trata de comércio exterior, a margem de lucro irá desempenhar um papel fundamental na competitividade das empresas e na determinação de seu sucesso nos mercados globais. Ela representa a diferença entre os custos de produção e o preço de venda de um produto ou serviço, refletindo a rentabilidade do negócio. Mantendo um bom negócio, a sua margem de lucro irá crescer, proporcionando assim mais competitividade para a sua empresa e maiores possibilidades de investimentos e crescimento.

Neste artigo, você vai entender o que é margem de lucro e como fazer seu cálculo corretamente.

Como Funciona o Cálculo da Margem de Lucro?

Para começar, entenda como calcular a margem de lucro de forma bem simples. Primeiro, você precisará subtrair os gastos do preço final, dividir por esse mesmo preço final e multiplicar por 100.

  • ML = Margem de Lucro
  • C = Custos
  • D = Despesas
  • P = Preço do produto ou serviço

 A fórmula para calcular a margem de lucro é a seguinte: ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100

A partir do resultado, pode-se calcular o percentual da margem de lucro, que representa a lucratividade da empresa no total.

Outro ponto necessário, é saber quando a margem de lucro é realmente boa. E isso depende do segmento em que a empresa atua.

Se você deseja maximizar seus lucros através das exportações, clique aqui e acesse o nosso guia definitivo que irá te ajudar a alavancar o resultado dos seus negócios.

Margem de Lucro Bruta x Margem de Lucro Líquida

A margem de lucro bruta é adquirida ao dividir o lucro bruto pela receita. O lucro bruto representa simplesmente o lucro (ou o que “sobrou” após os gastos com matéria-prima, mão de obra e tudo que envolve a produção), e a receita significa o valor total recebido na venda do produto para o consumidor.

É necessário descontar outros tipos de custos, para calcular a margem de lucro líquida:

  • Custos da produção do produto – da mesma forma que a margem de lucro bruta; como matéria-prima, mão de obra e outros custos gerais de fabricação;
  • Impostos;
  • Despesas administrativas fixas; como aluguel, IPTU, serviços de contador, salários de funcionários, etc.;
  • Despesas administrativas variáveis como comissões sobre vendas, multas, acidentes na produção, atrasos na entrega do produto, etc.

Dicas Para Atingir uma Margem de Lucro Ideal

Priorize a Margem de Lucro Ideal

O lucro que você fatura com cada produto não é tão importante quanto a lucratividade que sua empresa atingiu no mês. Por isso, outra dica valiosa na hora de escolher seu preço é não focar apenas em quanto você quer lucrar por produto ou serviço, mas, priorizar o quanto deseja obter no percentual de margem de lucro ideal.

Clicando aqui, você irá conferir um case de sucesso de um dos nossos clientes e como a B2B ajudou a Amorelie Lingerie a maximizar seus lucros através das exportações. Confira!

Administre seus Custos

Não é apenas o lucro que define o valor total do produto ou serviço – como vimos, as despesas são fatores que podem afetar e muito o preço final. Por isso é fundamental rever cada custo e despesa que você terá como empresa, de modo a evitar gastos supérfluos que podem impedir a execução de projetos a médio prazo.

Especialistas afirmam que o ideal para o comércio é uma margem de lucro entre 15% a 20%. Já na indústria o ideal é estar entre 8% a 12% e nos serviços entre 20% a 30%. No entanto, algumas vezes a saúde financeira da empresa está legal, ainda que com a margem de lucro abaixo destes valores, e está tudo bem.

O cálculo da margem de lucro é simples, mas pode tornar-se um problema se algum erro for cometido. Qualquer erro nessa conta impactará diretamente nos ganhos da empresa.

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil facilita a conexão entre empresas para que o seu negócio atinja solidez a nível doméstico e internacional. Já são mais de 200 mil empresas de diversos setores que estão obtendo novas parcerias e ampliando seus negócios e nós também podemos te ajudar na internacionalização do seu negócio. Clique aqui e conheça as vantagens de ter a B2Brazil como sua parceira comercial.

Acesse nosso site e conheça todos os benefícios de fazer parte da maior plataforma de Comércio Exterior das Américas!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: