Como as micro e pequenas empresas podem ampliar seus negócios com exportação

A pandemia causou diversos impactos no consumo e na economia nacional, e esse impacto teve um peso extra para micro e pequenas empresas, fazendo com que diminuíssem ou parassem sua produção.

Uma maneira de impulsionar os negócios e minimizar os impactos da crise é apostar no comércio internacional. A exportação é uma forma de ampliar a base de clientes e as vendas de pequenas e médias empresas, proporcionando um considerável aumento dos lucros a longo prazo.

DESMISTIFICANDO

É necessário acabar com a ideia de que o comércio internacional é campo exclusivo para grandes empresas, pois ele é pouco explorado, e em muitos casos nem considerado como possibilidade para as micro e pequenas empresas. Todavia, o comércio exterior pode ser uma opção lucrativa para micro e pequenos empresários, pois independente do tamanho do empreendimento o produto oferecido e a adequação para essa operação são os pontos que definem o sucesso da operação.

Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), em 2019, 32% das empresas exportadoras brasileiras eram MPEs (micro e pequenas empresas). Isto reforça que a exportação pode auxiliar a manter o faturamento em momentos de crise, já que não ficam dependentes de um só país ou economia, e com isso é também possível criar um empreendimento visando apenas o mercado internacional.


FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS

É necessário planejamento para que a empresa não amargue prejuízos financeiros. Os objetivos precisam ser claros, além da necessidade de diferentes ações para internacionalizar sua marca. Para isso, é preciso informar-se sobre as leis de exportação, os tributos, acordos comerciais, adequação dos produtos e precificação. 

Mais um ponto essencial é a escolha da logística de transporte mais adequada aos seus produtos: o transporte pode ser feito via marítima, fluvial, ferroviária, rodoviária e aérea. Para escolher o transporte ideal, conte com o  B2BFreight, a plataforma em que você faz a sua cotação online, reserva e paga em apenas alguns cliques.

 
RESULTADOS

É importante lembrar que a exportação é um processo de médio a longo prazo e que é esperado que ao longo do tempo surjam novos desafios. Para superar barreiras que possam surgir, determinação, acompanhamento e boas parcerias definitivamente farão diferença.

Visando ajudar as MPMEs a terem maior facilidade nas operações de exportação, a B2Brazil lançou o B2B Academy, um portal de conhecimento voltado para o comércio internacional. Nele você encontra cursos, tutoriais, e-books e outras ferramentas para te capacitar a ter excelentes resultados com o comércio internacional.

Bons negócios!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: