Certificado de Origem

/ Por marketing

Thumbnail

Toda empresa brasileira exportadora associada à uma associação comercial credenciada ao governo pode emitir o Certificado de Origem.

Mas afinal… o que é o Certificado de Origem?
O Certificado de Origem (C.O.) atesta a origem da mercadoria do país exportador, além de  especificar as normas de origem negociadas nos acordos comerciais entre os outros países e o Brasil. 

O principal benefício é a redução ou até isenção do imposto de importação para seus clientes no exterior. Assim, as empresas exportadoras são beneficiadas, gerando ganhos em competitividade no preço final da mercadoria.

O certificado de origem certifica que o produto exportado atende todas as normas de origem com o país importador.

Se o exportador não for o fabricante, mas a mercadoria é fabricada no país, a certificação ainda assim é brasileira. Neste caso, o produtor é quem concede a declaração para o exportador fazer a emissão do certificado de origem.

Documentos necessários 

  • Formulário do Certificado de Origem preenchido;
  • Fatura comercial (invoice);
  • Declaração do Produtor.


Os documentos deverão ser assinados pelo responsável pela empresa ou com procuração, não pode haver rasuras e todos os campos devem ser preenchidos.

Se toda a documentação estiver correta, o processo é rápido, levando apenas 30 minutos para o digital, e somente o período necessário para o carimbo e assinatura na versão impressa.

O certificado tem validade de 180 dias, 6 meses. 


Somos o maior portal para negócios B2B da América Latina, com mais de 160 mil empresas registradas. Conectamos compradores e vendedores de todo o mundo.

Quer exportar ou importar? Fale com nossa equipe!

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar