Cadeias Globais de Valor

Trouxemos hoje algumas informações sobre a importância da internacionalização da sua empresa para que ela possa integrar uma cadeia global de valor, que consiste no conjunto das atividades envolvidas desde a produção até a entrega do produto ao consumidor final. O agrupamento dessas empresas, se instaladas em outros países, formam uma cadeia de valor global.

Inserir o Brasil nessas cadeias é essencial para o desenvolvimento econômico do nosso país, que apesar do crescimento obtido nos últimos anos, ainda tem muito a se desenvolver. Se compararmos a nossa economia com a das grandes potências, percebemos que o nosso mercado ainda é bastante fechado, engessado e burocrático, possuindo poucas cadeias globais de valor e representatividade externa.

Para que essa inclusão seja viável, precisamos aumentar o valor adicionado nas mercadorias como um todo, fortalecendo, principalmente, os produtos os quais possuímos vantagem comparativa.

As cadeias internacionais de valor não são estruturas abstratas, elas decorrem de relacionamentos empresariais e da aceitação de produtos por grupos de consumidores, cabendo a cada país “se vender” bem internacionalmente para se tornar competitivo externamente.

As grandes marcas atuantes nas cadeias globais de valor, são cobradas por consumidores cada vez mais conscientes, tanto em relação ao seu empenho, quanto ao seu processo produtivo. A imagem e o contexto do processo produtivo afetam diretamente a aceitação e o valor das marcas, bem como a sua percepção nos respectivos mercados. A internacionalização, no entanto, deve estar acompanhada de um trabalho para realizar as adaptações necessárias para a inserção em outros mercados.

Outro entrave brasileiro, além de questões econômicas e tributárias, é o baixo grau de internacionalização das empresas, seja por falta de conhecimento ou interesse. Em um mundo globalizado, nossas empresas precisam focar em outros mercados e interagir de forma proativa com os potenciais clientes e consumidores.

Conscientes da importância da internacionalização e da integração às principais cadeias globais de valor, a B2Brazil atua com pequenas e médias empresas levando seus produtos para o exterior. A nossa plataforma possibilita a geração de uma rede de contatos ao redor do mundo, segurança e tranquilidade no processo de embarques das suas mercadorias. Cadastre-se já e faça parte!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: