Cadeias Globais de Valor

/ Por marketing

Thumbnail

As cadeiras globais de valor, são o conjunto de todas as atividades desde a produção, até a entrega do produto ao seu consumidor final. O agrupamento dessas empresas, se instaladas em outros países, formam uma cadeia de valor global.

Inserir o Brasil nas cadeias globais de valor, seria uma das soluções para o desenvolvimento econômico do nosso país. O Brasil ainda tem baixa integração às cadeias globais de valor por ter uma economia muito fechada e pensar muito em parâmetros nacionais, tanto a nível institucional, como empresarial.

Para essa inclusão, precisamos aumentar nosso valor adicionado, não apenas como insumos para outros países e aceitar nosso país como player nas respectivas cadeias. A aceitação, por sua vez, depende da percepção do Brasil no ambiente global.

As cadeias internacionais de valor não são estruturas abstratas, elas decorrem de relacionamentos empresariais e da aceitação de produtos por grupos de consumidores.

As grandes marcas atuantes nas cadeias globais de valor, são cobradas por consumidores cada vez mais conscientes, tanto em relação ao seu empenho, quanto ao seu processo produtivo. A imagem e o contexto do processo produtivo afetam diretamente a aceitação e o valor das marcas, bem como a sua percepção nos respectivos mercados.

A cultura e o baixo de grau de internacionalização das empresas brasileiras constituem outro entrave. Em um mundo globalizado as empresas brasileiras precisam estar presentes nos mercados e interagir de forma proativa com os seus clientes e consumidores.

Isto, no entanto, ainda não ocorre satisfatoriamente. É fundamental aceitarmos que as Cadeias Globais existem e são tendência.

A B2Brazil, sabe da importância da internacionalização das empresas e ao mesmo tempo as dificuldades de pequenas e médias empresas e, por isso, desenvolveu uma plataforma que possibilita a geração de contatos de negócios ao redor do mundo.

 

Fonte: Paulo Henrique Boelter

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar