Balança Comercial

/ Por marketing

Thumbnail

Estar a par do contexto econômico nacional é um pré-requisito para entender a melhor estratégia ao realizar exportação ou importação de um produto.

Vamos falar o que é balança comercial, sobre sua relevância, como ela é afetada e os resultados mais recentes obtidos pelo Brasil. 

Conceito
Balança comercial é a expressão usada para a diferença entre as exportações e as importações que ocorrem em determinado período. Ela compreende as transações que o país realiza externamente, ou seja, a compra ou a venda de bens, produtos e serviços, em valores.

De forma resumida: Balança comercial = total de exportações – total de importações

Sua principal importância para o Comércio Exterior é mostrar a condição comercial do país, se operações negativas ou positivas aconteceram ou se houve um equilíbrio comercial.

Números do Brasil em 2020
No ano, as exportações atingiram U$ 170,824 bilhões e as importações U$ 123,858 bilhões, um saldo positivo de US$ 46,966 bilhões e corrente de comércio de US$ 294,682 bilhões.

Em comparação, a média diária de exportação até a segunda semana de outubro de 2020 (U$ 912,69 milhões) com o mesmo período de 2019 (U$ 889,86 milhões), nota-se crescimento de 2,6%, por conta do aumento nas vendas na Indústria Extrativista (+10,7%) e também de produtos da Indústria de Transformação (+ 4,9%).

Após superávit de U$ 6,164 bilhões em setembro, o maior resultado para o mês desde 1997, a projeção é de que a balança comercial brasileira feche o ano com um saldo de U$ 55 bilhões, U$ 6,9 bilhões maior que o superávit acumulado em 2019, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

O saldo da balança comercial interfere diretamente no cálculo do Produto Interno Bruto, o PIB, do país.

Fatores que influenciam a Balança Comercial
Os principais elementos que impactam nas transações que compõem o saldo da balança comercial são:

Taxa Cambial
Quando a moeda brasileira está valorizada em relação às moedas estrangeiras, a tendência é o barateamento das importações, o que provoca a maior entrada de produtos estrangeiros.

Quando a realidade é oposta, com a moeda nacional desvalorizada, as exportações podem se beneficiar, pois as mercadorias internas ficam mais baratas e competitivas para os compradores internacionais.

Política Comercial 
Quando um país regularmente impõe barreiras tarifárias ou restrições às importações de outros países, conhecido como protecionismo, os seus produtores internos tendem a se beneficiar, já que a demanda será atendida por estes.

Por outro lado, os parceiros globais conseguirão fazer menos transações comerciais com esse país.

Isso pode ser favorável e fortalecer as empresas locais, permitindo seu crescimento no mercado, porém, do ponto de vista das relações exteriores, talvez possa gerar alguns problemas com os países parceiros.

Oferta e Demanda
A economia internacional está intimamente interligada. Logo, quando um país passa por recessão econômica, a demanda de mercadorias tende a se reduzir e o número de exportações para aquele parceiro, por consequência, também sofre retração. Isso faz cair os preços.

Nos casos em que os parceiros comerciais estão comprando mais do que um país normalmente produz, o preço dos produtos tende a se elevar.

Essas flutuações afetam diretamente no saldo da balança comercial.

Oportunidades Internacionais
Acompanhar de perto os resultados da balança comercial é uma ótima estratégia para entender como a economia do país deve se comportar nos próximos meses e escolher melhor quais serão os investimentos mais adequados à situação do período.

A B2Brazil é a maior plataforma para negócios B2B online da América Latina. São 170 mil empresas de todo o mundo registradas.

Nosso propósito é levar e facilitar o comércio exterior para as micro, pequenas e médias empresas, fazendo o encontro entre compradores e vendedores e gerando oportunidades de negócios.

Se você tem interesse em aumentar as parcerias do seu negócio ainda este ano, pode começar agora mesmo com um cadastro gratuito na B2Brazil, que permite incluir seus produtos, enviar ofertas de vendas e receber solicitações de compras.

Saiba mais em www.b2brazil.com.br!

marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar