As Exportações do Agronegócio do 1º Semestre de 2021

IPEA
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a balança comercial dos produtos do agronegócio terminou o primeiro semestre de 2021 com um saldo de US$ 410,8 bilhões.

O agronegócio exportou US$ 61,5 bilhões no acumulado do ano, até junho, ultrapassando o volume exportado no ano de 2020, mostrando um aumento de valores correspondente a um crescimento de 20,9%.

Preços das commodities
O preço das commodities agrícolas vem se recuperando desde o segundo semestre de 2020, tornando a exportação atrativa. Assim, os exportadores brasileiros estão começando a sentir a recuperação dos preços médios nos setores da carne bovina, milho e soja, principalmente.

O valor exportado de soja registrou um crescimento de 25,3% nos primeiros seis meses do ano, crescimento motivado justamente pelo aumento do preço que compensou a queda de 2,2% do volume exportado.

A China continua sendo o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro, responsável por 39% do valor exportado, seguida pela União Europeia e pelos Estados Unidos. Esses três mercados apresentaram um aumento das suas importações de produtos vindos do agronegócio entre janeiro e junho de 2021.

Ainda segundo o IPEA, o aumento da demanda chinesa é um dos principais responsáveis pela alta nos preços das commodities. Contudo, o aumento dos preços do mercado internacional tem pressionado a inflação de diferentes países. De acordo com o IBGE, no Brasil o preço dos produtos de alimentação e bebidas subiram cerca de 0,49%.

Aumento da demanda
O aumento da demanda mundial vem contribuindo para o crescimento da produção brasileira a cada ano. A soja segue sendo o destaque da produção e exportação brasileira, todavia o país tem se destacado também na exportação de carnes – bovina, suína e de frango – que obteve crescimento de 17,3% na quantidade exportada no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.  

É importante destacar que a soja produzida pela China não atende a demanda doméstica do país, o que sugere uma boa perspectiva para o produtor e exportador brasileiro referente a safra 2021/2022.

Novo recorde?
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indica a possibilidade de a produção nacional de soja atingir novo recorde na safra, mesmo com as intempéries climáticas que afetaram o Brasil. É importante ressaltar que somados Brasil, Estados Unidos e Argentina representam 90,5% das exportações mundiais do grão.

As importações brasileiras também cresceram cerca de 20,2% no primeiro semestre de 2021, e o principal produto importado pelo Brasil foi o trigo, com um aumento de valor de 16%. O grão é seguido pela importação de peixes, produtos hortícolas, papel e óleos comestíveis. Juntos os itens mencionados anteriormente correspondem a 50% das importações brasileiras de janeiro a junho de 2021.

Oportunidades Internacionais
São muitas as oportunidades para o agronegócio brasileiro. A B2Brazil conecta mais de 180 mil empresas de todo o mundo, oferecendo soluções para abrir novos mercados e obter parcerias internacionais. Quer saber mais? Acesse agora nosso site e conheça todas as soluções oferecidas.

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: