Nozes e Castanhas no Brasil: Descubra tudo sobre sua produção e crescimento do setor

O Brasil possui um grande destaque global no mercado de nozes e castanhas, são dezenas de destinos e milhões de dólares em compras e vendas internacionais ano a ano. Quatro das oito castanhas mais consumidas do mundo são destaques nas exportações brasileiras, sendo elas: castanha-de-caju e a castanha-do-pará, conhecidas no exterior como Brazil Nut, ou Amazon Nut; a noz pecã e a macadâmia, consideradas exóticas, trazidas de fora e produzidas com foco comercial.

Em 2022, as exportações do setor alcançaram mais de 970 mil toneladas, gerando uma receita de quase US$950 milhões, cifra pouco representativa perto de outros produtos do agronegócio brasileiro, mas um segmento extremamente promissor. Segundo o International Nut Council (INC), o consumo de castanhas e nozes no mundo tem crescido 6% a cada ano.

Para entender mais sobre a importância do mercado global de nuts, clique aqui e confira nosso artigo!

O cultivo de castanhas e nozes no Brasil é uma ótima opção de diversificação da lavoura, inclusive em terrenos íngremes. Mesmo tratando-se de um investimento de longo prazo, já que as árvores levam, em média, quatro anos para começar a produzir, é uma cultura com rentabilidade por hectare acima da média. 

Com o mercado de alimentos saudáveis crescendo em média 12,3% ao ano, as nutritivas e saborosas nozes e castanhas brasileiras são feitas sob medida. No mundo, esse mercado movimenta cerca de US$ 35 bilhões e atualmente o Brasil, que já foi o maior produtor de castanha do Pará, hoje ocupa o oitavo lugar. A evolução da funcionalidade desses alimentos somado aos benefícios nutricionais, também são de grande relevância na discussão entre produtores, médicos e representantes da indústria da área.

Saiba mais sobre a produção de nozes e castanhas no Brasil e a importância desses produtos na nossa economia clicando aqui!

Negociações Internacionais

Recentemente, o acordo entre os países do Mercosul e a União Europeia foi debatido durante o VIII Encontro Brasileiro de Nozes e Castanhas, realizado pela Fiesp. Foram debatidos os impactos para o setor, que incluem abertura econômica e o fortalecimento das condições de competitividade entre os dois blocos, prevendo mais crescimento na produção e nas exportações.

É fundamental o conhecimento sobre tratados internacionais e barreiras para que nosso produto ganhe cada vez mais espaço no mercado, já que a tendência é que cresça o interesse pelos produtos brasileiros.

A B2Brazil possui dentro do projeto setorial Exporta Mais um plano específico para o setor de Nuts, com benefícios exclusivos para os produtores brasileiros de nozes que desejam exportar.

Clique aqui e conheça mais vantagens em contratar a B2Brazil como sua parceira de negócios!

Cadastre sua empresa na maior plataforma B2B da América Latina e fale com nossa equipe especializada!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: