A Indústria 4.0 e a era da transformação digital

/ Por marketing

Thumbnail

Esse termo da indústria 4.0 vem se tornando dia a dia mais popular, porém o caminho a ser percorrido é longo aqui no Brasil. Nomeada como a Quarta Revolução Industrial, chegamos ao momento em que o uso de tecnologias como AI (Inteligência Artificial ) e IoT (Internet das Coisas) passam a fazer parte para a melhoria dos processos de produção.

Cada vez mais processos são realizados por máquinas, permitindo às empresas uma análise mais assertiva e em profundidade em um tempo muito mais curto.

Ainda assim, atualmente, a indústria brasileira responde por 10% do PIB do país e Ocupamos a 69ª colocação no Índice Global de Inovação, mostrando o grande desafio em termos de competitividade.

Adotar sistemas integrados, robotização, recolhimento de dados em campo e envio em tempo real para as áreas de gestão, ainda não fazem parte da grande maioria das empresas no Brasil. Não investir em tecnologia nos torna um país menos competitivo, já que nossas indústrias não acompanham a evolução no ritmo global.

Para ingressar realmente nesta Quarta Revolução Industrial é fundamental conhecer os processos da própria empresa. A baixa maturidade de organização e gestão trazem mais dificuldades para adotar os princípios da Indústria 4.0, portanto deve-se iniciar com investimento em gestão para poder ampliar a produtividade de forma otimizada.

Com a cultura organizacional voltada para o digital, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, estima-se uma redução anual de custos industriais de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano.

O caminho até a Indústria 4.0 é longo para o Brasil, mas sem dúvidas a tecnologia é a melhor solução para a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo, conectado e automatizado.

B2Brazil é uma empresa de tecnologia, maior portal B2B da América Latina, e apresenta uma plataforma moderna com soluções digitais para fazer negócios, com mais de 120 mil empresas cadastradas ao redor do mundo.


Fonte: ind4.0

B2B Academy
B2brazil
Cursos CNI
marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar