A importância do novo acordo entre Mercosul e União Europeia para o Brasil

/ Por marketing

Thumbnail

Após duas décadas de negociações, o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, assinou o acordo histórico entre o Mercosul e União Europeia

 O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a UE (União Européia) significa o início da nova política comercial do Brasil para promover maior interdependência entre importações, exportações e investimentos diretos.

O acordo sinaliza uma importante modificação na relações comerciais brasileiras. Se analisarmos os fatores futuros trabalhados pelo novo governo, onde a economia começa a ganhar maior liberdade, é um fato que o novo acordo trará resultados positivos para o país a médio e longo prazo. 

O Brasil ainda trabalha sua economia externa de forma tímida. Segundo Marcos Troyjo: “Dentre as 15 maiores economias do mundo, é a que tem menor fatia do PIB representada pelo comércio exterior” 

Com o acordo entre os dois blocos, o Brasil passa a ter mais abertura para negociações de alto valor, além de apresentar melhores opções de negócios para as pequenas e médias empresas que vêem no mercado europeu grandes oportunidades de crescimentos e desenvolvimento. E não é para menos, entre os 10 maiores compradores do Brasil estão: 

  • Holanda

  • Alemanha

  • Itália 

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia disse também que iniciativas como o acordo Mercosul-UE, além de toda a dinâmica existente para acessão do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), permitem que o país se prepare melhor para o futuro. "Os exemplos que vemos no mundo mostram que os acordos comerciais servem como uma espécie de acelerador do grau de institucionalização e modernização das economias, também do ponto de vista das regras internas", ressaltou.

O acordo deve passar ainda por outros importantes poderes de ambos os blocos para ser ratificado. 

Mantenha-se conectado ao nosso blog para receber atualizações sobre o Acordo Mercosul-UE. 

Encontre milhares de compradores europeus na maior plataforma de negócios B2B da América Latina, são mais de 60 mil mensagens de negócios geradas mensalmente. Cadastre-se gratuitamente

marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar