A importância do Mercosul para o Brasil

post

O que é o Mercosul?

O Mercosul é um bloco econômico em que o Brasil é integrante. Atualmente, os membros do Mercosul são, além do Brasil, Uruguai, Paraguai e a Argentina.

Criado em 1991, o bloco surge de negociações na década de 80 entre Brasil e Argentina, ambos recém redemocratizados.

Para saber mais sobre o que é o Mercosul, seus funcionamentos e objetivos, leia nosso artigo completo sobre o tema!

Qual a importância do Mercosul?

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que a relação do Brasil com o Mercosul deve se manter focada e positiva, comprometendo-se com a agenda econômica do bloco a fim de conquistar avanços significativos para o Brasil e para a América do Sul, que ainda possui bastante potencial para evoluir economicamente. 

Dados indicam que no ano passado, as exportações brasileiras destinadas à Argentina, Paraguai e ao Uruguai totalizaram US$ 20,9 bilhões, valor equivalente a 8,7% das vendas totais do país, e nesse aspecto falamos principalmente de produtos industrializados.

Os países do bloco são compradores de 20,4% dos produtos manufaturados brasileiros e destino de 25,6% dos produtos que apresentam alta e média-alta intensidade de tecnologia. O Mercosul é o principal destino de bens intensivos em tecnologia, mais que China, Estados Unidos e União Europeia.

Além disso, a relação do nosso país com os vizinhos do Mercosul apresenta impacto direto e indireto na geração de empregos, massa salarial e renda. As vendas para o bloco resultaram em 2,4 milhões de empregos e R$ 52 bilhões em massa salarial no ano passado, segundo o cálculo a partir de dados do Ministério da Economia e do IBGE.

O que esperar para o futuro?

O Brasil deve se manter buscando "a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”, como orienta a Constituição Federal em seu Artigo 4º, parágrafo único.

A curto prazo, o Mercosul deve se dedicar em finalizar um acordo de facilitação de comércio entre os países associados, que devem resultar numa economia de pelo menos U$ 500 milhões para o Brasil ao eliminar tarifas sem base legal, e também começar a negociação de acordos adicionais para reduzir barreiras não-tarifárias ao comércio intra-bloco, como barreiras técnicas, sanitárias e fitossanitárias.

Por que exportar para o Mercosul?

A exportação para países do Mercosul pode ter diversas vantagens. Dentre elas podemos citar: vantagens tributárias, burocráticas, geográficas e econômicas.

Quer saber mais sobre as vantagens de exportar para o bloco? Leia aqui!

Se interessou e deseja apresentar sua empresa para o Mercosul e outros mercados?

A B2Brazil, com mais de 200 mil empresas cadastradas, é a maior plataforma B2B para exportação da América Latina! Contamos com uma solução de de marketing digital essencial para as empresas que querem se internacionalizar.

Registre-se agora gratuitamente e tenha seus produtos promovidos para o mundo em uma vitrine 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: