A importância da digitalização para o comércio exterior

O comércio exterior vem passando por mudanças que visam a desburocratização da área através do uso da tecnologia. Há décadas vemos a digitalização dos processos de comércio exterior ser discutida.

Com a pandemia pudemos perceber a aceleração da digitalização no Comércio Exterior: mais vistorias sendo realizadas de forma remota, Certificados de Origem digitais para alguns países, documentos digitalizados sendo aceitos por alguns players, redução de pessoas nos locais de trabalho, além de todos os outros benefícios que o Novo Processo de Importação trará aos processos.

A digitalização, além de resolver processos burocráticos, traz muito mais agilidade e uma otimização do tempo do profissional, que pode ser mais assertivo na elaboração das estratégias e na negociação de parcerias.

Indústria 4.0

O termo Indústria 4.0 trata de uma nova revolução industrial, na qual a automatização e a inteligência artificial promovem grandes mudanças em diferentes setores. Esta revolução vem influenciando de maneira latente o comércio exterior através da digitalização de empresas e buscando agilidade, organização nas atividades dando início ao chamado “Comex 4.0”.

A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor.

Comex 4.0

O Comex 4.0 é a integração da tecnologia aos processos de comércio exterior.

Com a tecnologia é possível alcançar melhores resultados em diversas áreas, em comex o avanço tecnológico tornou áreas como Cientista de Dados, Business Intelligence, Gestão de Processos Digitais, TI, Marketing Digital e Customer Success mais requisitadas devido a novas demandas e soluções necessárias no setor.

Este modelo prevê a digitalização total de todos os processos com sistemas integrados e de fácil acesso a todos os autorizados. As vantagens do modelo estão calcadas na maior agilidade dos processos, na otimização do tempo através de uma maior assertividade e planejamento das atividades, menor burocracia, entre outras facilidades.

Webinar

Neste Webinar, Alexandre Martins e John Gardiner, fundadores da B2Brazil, falaram sobre a digitalização de processos e serviços do comércio exterior e como eles facilitam e incluem cada vez mais pequenas e médias empresas no mercado internacional. Vale a pena conferir!

No Brasil

A implementação do Siscomex e do Portal único foram um bom avanço nessa direção, porém ainda temos um longo caminho para chegar no cenário ideal. Estudos do Banco Mundial apontam que o tempo e os custos para operações de comércio exterior no Brasil têm valor acima da média dos países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da América Latina. Assim, a digitalização pode trazer a diminuição de custos e maior segurança e produtividade para o país.

A pandemia e o isolamento social explicitaram a importância da digitalização de documentos, fiscalização eletrônica, entre outras medidas. No final de 2020, o decreto 10.550/2020 trouxe mudanças para as atividades aduaneiras e operações de Comex. A partir do decreto o uso de tecnologia para a validação de documentos e alteração/correção no conhecimento de carga foi autorizada, assim, há a dispensa da apresentação de documentação em papel para alguns processos. Além disso, o decreto 10.278/2020 explicita as regras para que um documento digitalizado tenha os mesmos efeitos do original, visando a ampliação da digitalização do comércio exterior no país.

Implementação e Adaptação

As principais vantagens da digitalização de uma empresa são a redução de erros, aumento de produtividade, controle sobre documentos e arquivos, sustentabilidade, redução de custos, maior segurança de dados, entre outros.

Para implementar um processo digital é essencial que a empresa invista em treinamento e comunicação, para evitar uma grande resistência entre funcionários e clientes é necessário que a empresa comunique que está passando por mudanças e está disponível para tirar qualquer dúvida ou responder a questionamentos do seu público. 

A empresa vai precisar ter flexibilidade e passar por um prazo de adaptação, pois mudanças bruscas podem vir a causar prejuízos e desgastar o relacionamento com os clientes. As adaptações dos sistemas/ferramentas da empresa precisam ser intuitivas para os usuários, logo, os setores de TI e Customer Success são de extrema importância para o desenvolvimento da experiência do cliente e seu feedback.

É importante a empresa aderir a uma cultura de inovação e melhoria constante, para isso é preciso estimular a equipe a desenvolver soluções para problemas e solicitações dos clientes, a equipe precisa ser informada (democratização das informações) e encorajada a perguntar e trazer ideias através de uma gestão horizontal e participativa.

Por fim, é necessário levantar dados e analisar os resultados alcançados pela empresa com as mudanças adotadas para alcançar a digitalização.

Oportunidades Internacionais

Em apenas 1 minuto na Internet mundial mais de 1,6 milhão de dólares americanos são gastos online! Estar presente deixou de ser opção.

A B2Brazil é uma ferramenta essencial para o comércio exterior, conectando milhares de empresas de todo o mundo e oferecendo soluções de marketing digital para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais. Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: