6 dicas para evitar fraudes no Comércio Internacional

/ Por marketing

Thumbnail

As fraudes no comércio exterior não são assunto novo. Empresas mal intencionadas anunciam produtos inexistentes e, após receberem o valor cobrado, nunca mais aparecem, deixando o comprador na mão.

Após o advento e popularização da internet, essas empresas fraudulentas encontraram um novo método para aplicar seus golpes, utilizando-se de marketplaces e redes sociais para enganar roubar de seus compradores.

A detecção de uma empresa fraude, no entanto, não é muito difícil, uma vez que sua grande maioria age da mesma forma.

Comentaremos algumas dicas de como se prevenir dessas fraudes:


Pesquise previamente o nome da empresa

Por mais que pareça simples, uma breve busca no Google, por exemplo, pode te prevenir de grandes prejuízos.

Muitas vezes, as empresas fraude criam contas em vários portais diferentes com o mesmo nome e existem fóruns especializados em denunciar empresas do tipo.

Uma busca como “Nome da empresa scam” pode te colocar em um desses fóruns, onde você pode verificar esses relatos.


Desconfie de preços muito baixos

As empresas fraudulentas costumam fazer uma pesquisa de mercado antes de anunciar nos marketplaces para poderem sempre apresentar um preço mais baixo que qualquer outra empresa. 
Portanto, se uma empresa apresenta preços muito abaixo da média enviada por outros vendedores, desconfie.


Multinacionais e transnacionais não trabalham com empresas trading

Geralmente, empresas famosas internacionalmente como Coca-Cola, Red Bull, BRF, dentre outras, não trabalham com empresas trading e, quando não possuem produção em algum país, têm um departamento de comércio exterior interno.

Por isso, sempre que uma empresa que não seja a própria fabricante anuncia esse tipo de produto, as chances de ser uma empresa fraude são grandes.


Sites fakes

O site da empresa, quando existe, costuma ser bem simples e com poucas informações de contato. Utiliza imagens padrões facilmente encontradas em qualquer pesquisa simples do Google. Não possui fotos reais dos produtos, fotos da empresa ou fotos dos colaboradores. 

Se a empresa possuir um site nesses padrões ou se você não encontrar nenhuma informação  sobre a empresa na internet, podem ser indícios de fraude.


Cuidado especial com commodities e produtos sazonais

As empresas fraudulentas costumam mirar em produtos que possuem grande busca para atuar, que é o caso das commodities.

Produtos como frango, açúcar, carne, minérios, dentre outros, possuem um grande apelo internacional e são um alvo fácil para empresas que desejam aplicar golpes.

O mesmo ocorre com produtos de grande busca sazonal. Em 2020, com a crise gerada pela pandemia do Covid-19 pelo mundo, por exemplo, aumentaram os números de empresas oferecendo máscaras hospitalares e testes, dado a grande busca para esses produtos, e junto a isso, aumentaram o número de empresas fraude atuando nessas áreas. Para esses casos, cuidado dobrado!


Método de pagamento

Se após verificar todas as dicas anteriores, você ainda tiver com dúvidas com relação à empresa que está negociando, opte por formas de pagamento com garantias de envio ou reembolso.

Apesar das taxas bancárias, a Carta de Crédito (LC ou Letter of Credit, em inglês) é o mais recomendado no quesito segurança.

Em resumo, com esse método de pagamento, o dinheiro só é liberado para o vendedor após a confirmação do envio da mercadoria por meio de documentos próprios e, caso este não seja feito, o banco assume a dívida e devolve o dinheiro pago pelo produto.


No B2Brazil realizamos constantes verificações em busca de fraudes e as empresas comprovadamente fraudulentas são banidas da plataforma.

Você também pode verificar as empresas que são confiáveis por meio do selo B2B Verified, localizado na página das empresas que o possuem. Recomendamos sempre que leia nossas Práticas Seguras antes de iniciar qualquer negociação com empresas da plataforma.

Somos a plataforma de comércio B2B líder na América Latina, focada na geração de contatos e transações entre empresas brasileiras e internacionais. O B2Brazil é a solução para empresas que desejam expandir seus negócios de maneira eficaz e eficiente, aumentando as vendas internacionais e prospectando clientes globais. 

marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar