5 motivos para você exportar em 2019

/ Por marketing

Thumbnail

Existe uma idéia de que o comércio exterior é restrito a empresas multinacionais e de grande porte. Porém o número de pequenas e médias empresas que entram no mercado externo e conquistam número positivos tem aumentado cada vez mais, provando que este mito está ficando para trás.

 

Mas por que um empreendedor deve direcionar parte de seus investimentos em um mercado tão concorrido? Conheça alguns motivos que fazem do mercado global um mundo de oportunidades para sua empresa!

Resultado de imagem para começar a exportar

Alcance novos mercados

Depender do mercado brasileiro é, sem dúvidas, algo que deixa qualquer empreendedor preocupado por conta da situação instável tanto pelo lado político quanto econômico.

Fazer negócios com empresas do exterior permite que seu negócio tenha presença em países com economias de maior estabilidade, além de aumentar o alcance do seu produto e diminuir a preocupação com eventual sazonalidade, visto que quanto mais mercados você alcançar maior a chance de se manter a demanda por seus produtos.

 

Incentivos Fiscais

Empresas exportadoras possuem incentivos fiscais que podem fazer diferença no preço dos produtos, estimulando a conquista de mercados internacionais. Este benefício permite que alguns impostos sejam eliminados, por exemplo:

  • IPI e ICMS: os impostos sobre artigos industrializados e sobre circulação de mercadoria não incidem sobre as exportações;

  • PIS e COFINS: as receitas obtidas com itens exportados são livres de contribuição para o programa de integração social e para o financiamento da seguridade social;

  • IOF: as operações de câmbio referentes à exportação de produtos não sofrem tributação do imposto sobre operações financeiras;

  • Drawback: suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto que será exportado.
     

Aumento da competitividade

Para atender o mercado internacional, muitas empresas precisam realizar mudanças internas principalmente em seus processos e maquinário para manter o nível de sua produção. Quando atendem o mercado internacional, muitas empresas recebem certificados que garantem a alta qualidade, os compromissos com meio ambiente e a qualidade da gestão.

Com esses certificados as empresas ganham maior visibilidade em ambos os mercados (interno e externo) trazendo para seu seu produto um diferencial no mercado.
 

Aumento de produtividade

O aumento da demanda resulta no aumento de sua produtividade, reduzindo a sazonalidade e aumentando o poder de compra do produtor.

Para produzir mais é necessário maior volume de matéria prima, de forma que o seu poder de negociação tende a aumentar, logo sua produção pode aumentar mas seus gastos para produção tendem a se manter estáveis.

Para ser capaz de fabricar cada vez mais e manter a qualidade dos artigos, será preciso otimizar os processos produtivos. As melhorias nesses sistemas diminuem as perdas e contribuem para maximizar as receitas.
 

Aumento de vendas

Claro, o tópico mais importante, o aumento das receitas. Com novas transações no mercado internacional, a tendência natural é o aumento de produção e vendas.

É importante destacar que qualquer tipo de novo processo pode demorar para começar a impactar nos lucros, mas isso não deve ser motivo para desânimo, leve como desafio e investimento para continuar promovendo seu negócio.  

Exportar seus produtos pode elevar o seu negócio, mas planejamento e estruturação são essenciais para que esse processo ocorra de forma positiva.


Conheça os especialistas em exportação do B2Brazil e inicie suas vendas no exterior.

marketing
marketing

Usuário Marketing

Você também pode gostar